Início Educação “As escolas preparam já formas de funcionamento para se houver necessidade de...

“As escolas preparam já formas de funcionamento para se houver necessidade de encerramento parcial ou total”, diz Secretário de Estado da Educação

255
0

Que não restem dúvidas, sublinha João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, no artigo de abertura do suplemento de Educação do Jornal de Letras: “Este será talvez um dos anos letivos mais difíceis de que muitos temos memória, porque parece que apenas temos a certeza da incerteza na evolução deste surto epidemiológico.” Mas, como também faz questão de assinalar, “já não estamos a partir para o incerto total.”

Hoje, prossegue o governante, no Jornal de Letras, já não estamos a partir para o incerto total. “Já rotinámos procedimentos de higiene. O distanciamento já não nos é completamente estranho. O uso de máscara já não é novidade. Há máscaras acessíveis. Dominamos melhor plataformas e técnicas de ensino. A cibersegurança é maior. E já sabemos que pode ser necessário fechar, como sabemos que, para muitos, a distância não funciona.”

Em dez medidas, elenca ainda o que vai marcar este ano letivo. Por exemplo, a preparação antecipada de vários regimes, a presencialidade como garantia de igualdade, e a garantia de que a escola é um espaço seguro e está preparada para receber os alunos.

Salientando que “a responsabilidade é de todos, incluindo das famílias”, João Costa promete uma escola preparada para agir “com razão e não com medo”.

O responsável assegura que “as escolas preparam já formas de funcionamento para se houver necessidade de encerramento parcial ou total”, sublinhando que, apesar de a regra ser o ensino presencial, como em qualquer ano letivo, não está posta de parte a possibilidade de as escolas funcionarem no chamado regime misto, em que apenas uma parte das aulas seria presencial.

Visão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.