Início Educação Vamos Mesmo Fingir Que Está Tudo Bem?

Vamos Mesmo Fingir Que Está Tudo Bem?

458
0

Todos sabemos dos esforços que professores e pais estão a fazer.
Todos sabem que cada uma das partes está a fazer o seu melhor.
Mas também, todos sabemos que, apesar destes esforços, nada está igual ao que já foi.

Estes alunos, já perderam um ano civil de escola (sim, porque um período presencial, na escola, entre idas e vindas para casa, com medos e cuidados, não são normais!), mas vamos mais além, pois em anos letivos, já são dois afetados!

Professores/educadores estão a fazer das tripas coração, para tudo correr de vento em poupa, para que os alunos sintam o menos possível, mas nós sabemos, melhor que ninguém, que os alunos não estão a adquirir o mesmo!

E mais uma vez, os alunos fracos, são os mais prejudicados, os bons mesmo desfocados chegarão lá…mas não podemos continuar a andar para a frente, como se nada fosse!

Não podemos fingir que está tudo bem!

Não podemos introduzir conteúdos e pensar que os alunos, de forma autónoma, irão compreender da mesma forma, como se estivessem na escola. Não podemos!

Ainda para mais, quando os estímulos em casa, são mais que muitos, quando o (nosso) maior amigo (os aparelhos tecnológicos), são também o (nosso) maior inimigo de distração!

Já para não falar, claro das questões psicológicas e emocionais que tanto se fala. Mas só mais tarde iremos dar conta delas.
Vamos mesmo fingir que está tudo bem??

Cabe-nos a nós comunidade educativa (professores, educadores e pais…), exigir aos nossos governantes que pensem numa solução, que se pensem em estratégias, para minimizar este desastre geracional que mais tarde dará os seus maus frutos!

Vamos deixar andar, para quando forem mais velhos a frustração ser maior por não terem tido a capacidade de acompanhar o “barco”, porque… “coitados, tiveram pouca sorte, nestes anos”??

Vamos mesmo, ficar de braços cruzados à espera que se tomem medidas, ou vamos questionar, interrogar e exigir soluções?!!

Escolas, professores e pais têm que estar mais que nunca juntos e exigir respostas, planos e estratégias, para o bem desta geração no FUTURO!

Vamos fazer-nos ouvir!

??‍♀️Quem se junta neste movimento?

A Minha Sala de Aula

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.