Início Educação Transparência Educativa: O Impacto da Publicação de Listas de Colocação de Professores...

Transparência Educativa: O Impacto da Publicação de Listas de Colocação de Professores nas Escolas”

47
0

As etapas do concurso:

20 de março de 2024 Foi publicada a portaria de vagas para os concursos interno e externo de docentes, a realizar este ano letivo, com impacto no próximo (2024/2025). Quadros de escola /  quadro de agrupamento (AE/QA) — 20 853; Quadros de Zona Pedagógica (QZP) — 7077. 

22-03-2024 Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de ordenação, de colocação, de exclusão e de retirados do concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona Pedagógica – 2023.

29-04-2024 Aplicação eletrónica disponível entre o dia 29 de abril e as 18:00 horas de 2 de maio de 2024 (hora de Portugal continental) para efetuar o Aperfeiçoamento da Candidatura ao Concurso Externo/ Concurso de Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento, destinado a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
24-05-2024  Concurso Interno 2024/25, Concurso Externo 2024/25, Recrutamento, Home
Reclamação da Candidatura Eletrónica – Concurso de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário: ano escolar de 2024-2025
A transparência educativa  é crucial para o desenvolvimento e sucesso dos alunos. A publicação de listas de colocação de professores nas escolas  tem impacto no desenvolvimento de um estratégia de início do ano lectivo. Apesar das aulas terem terminado, as escolas ainda têm muito trabalho: matrículas, correção de exames e provas finais. Em julho também se faz o planeamento  do início do novo escolar, distribuição de serviço docente e alocação de recursos de acordo com as necessidades educativas, emissão dos vouchers dos manuais escolares e para muitos professores a mudança do seu lugar de trabalho. Durante décadas o mês de Agosto é o mês de férias, para os professores é o mês da incerteza.
Querem respeitar os Professores?
Comecem por respeitar o seu descanso, as colocações deveriam ser publicadas em Julho. A digitalização pode permitir que as listas de colocação saiam de forma atempada. Não me parece justo que os Professores não larguem o computador nas suas férias.