Início Notícias Suspender reutilização de manuais escolares foi má medida, acusa associação Zero

Suspender reutilização de manuais escolares foi má medida, acusa associação Zero

609
0

suspensão da reutilização de manuais escolares foi uma má medida em termos ambientais, considera a organização ambientalista Zero, segundo a qual a decisão implica um abate acrescido de 92.500 árvores.

A medida, da Assembleia da República e no âmbito do orçamento suplementar para 2020, implica também a emissão de mais 1500 toneladas de dióxido de carbono (CO2) e um gasto acrescido de 130 milhões de litros de água, segundo as contas da Zero. Razões que levam a associação a considerar, em comunicado, que a decisão “demonstra como a sustentabilidade ainda não entrou na agenda política.”

A organização lamenta que não se tenham debatido alternativas, como manter a entrega de manuais para reutilização pelo menos nos anos de mudança de ciclo e no 12.º ano, deixar a decisão ao critério das escolas ou mesmo manter a entrega dos manuais para reutilização por todos os alunos que possam ter acesso a recursos digitais.

“Orçamentalmente e financeiramente, toda esta operação vai implicar agora uma dotação de cerca de 150 milhões de euros que não estavam previstos, nem ficaram previstos, no Orçamento Suplementar”, disse na altura Tiago Brandão Rodrigues.

A Zero diz acreditar que a decisão ainda possa ser corrigida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.