Início Educação Sousa & Sousa de Areias de Cima, telefonou para Silva & Silva...

Sousa & Sousa de Areias de Cima, telefonou para Silva & Silva para contratar um professor…

317
0

O empresário  Sousa & Sousa de Areias de Cima, telefonou para Silva & Silva, o político, cuja campanha eleitoral Sousa & Sousa financiou.

  • O meu filho tem de ter 20 valores a Matemática.- diz o empresário Sousa & Sousa.. 
  • Está decidido.  – diz  Silva & Silva, o político.

 

O empresário e o político foram alunos na mesma turma, é uma amizade de longa data.

O Político vai exercer a sua influência sobre o Diretor da Escola, que o filho do Empresário frequenta.

 Quem avalia o Diretor é uma comissão nomeada por Silva & Silva, um Político com grande influência na cidade de Areias de Cima. 

 

Esta história, até hoje é uma ficção mas, vai ser uma realidade em todas as cidades portuguesas quando  as Câmaras Municipais forem responsáveis pelos Agrupamentos de  Escola. 

Quando  a contratação e renovação dos contratos dos Professores forem da responsabilidade das Câmaras Municipais ou das Autarquias a independência dos Professores acaba,   

Os Professores vão ser mais pressionados a atribuir avaliações para as quais os alunos não têm competências. 

 

Começo a colocar algumas questões:

 

Já fui pressionada para passar alunos?

 

Se as orientações vierem por escrito eu faço o que o  Diretor manda, já que no fim da linha é ele o responsável. Quem me avalia é o Diretor e uma comissão nomeada por ele.

Quando esta História deixar de ser ficção e se tornar realidade eu deixarei de ser Professora, vou só fazer a emissão de certificados. 

 

Quando os alunos obtêm avaliações positivas porque alguém decide e não porque estudam, as pontes vão cair, os doentes vão morrer, os programas informáticos vão colapsar. 

 

Eu não estou preocupada, estou preocupadíssima, mas durante anos, os políticos pressionaram os Professores, temos fama de nada fazer e receber ordenados milionários. 

 

Os Professores lutam, eu luto para fazer o meu trabalho e a minha assinatura não ser uma  mentira, não posso fazer a emissão de certificados, tenho de preparar os jovens na área da Matemática.

 

Num futuro recente as personagens desta história, o Político Silva & Silva e o Empresário Sousa & Sousa, passam da ficção para a realidade. 

Eu tenho confiança em alguns políticos, mas com as notícias que têm saído na Comunicação Social sobre os níveis de corrupção no poder local e central, começo a ter muitas desconfianças. Os Professores lutam até quando……….????

Elisa Manero

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.