O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) formaliza na quarta-feira um protocolo com a Entrajuda criando o SIPE Coração, uma plataforma de solidariedade entre professores, familiares e amigos, para troca de bens serviços, voluntariado e permutas de alojamento.
O SIPE Coração, que já arrancou e já está disponível na página oficial do sindicato, “é um projeto de solidariedade entre professores, a pensar neles, nas suas famílias e amigos, criando uma rede de apoio na comunidade”, explicou à Lusa a presidente da estrutura sindical, Júlia Azevedo.
O que é que pretendemos com isto? Pretendemos criar uma rede de solidariedade entre todos os associados, amigos e familiares, através da troca de bens. Outro exemplo é o voluntariado, quer com idosos, escolas, explicações para crianças, etc. Se quiser prestar algum tipo de voluntariado vou à plataforma e vejo se próximo de mim há algo que possa ajudar. Ou vice-versa, se preciso de algum tipo de voluntariado vou lá e vejo se há algum candidato para prestar esse serviço”, disse Júlia Azevedo.
As permutas de alojamento, por exemplo, podem ser de particular utilidade em zonas onde os professores deslocados estão confrontados com rendas muito elevadas, e que têm levado a recusas de colocações, como a zona de Lisboa e o Algarve.
Para colocar um anúncio na plataforma SIPE Coração será necessário um registo, mas os anúncios são gratuitos, assim como a consulta das ofertas disponíveis, abertas a todos, professores e não professores, associados sindicais e não associados.
A plataforma solidária está disponível através da página do sindicato, mas também na rede social Facebook, e conta já com ofertas de norte a sul do país.
Fonte:Observador