Como é público, o MECI pretende fazer uma revisão do ECD mas já deu a entender que apenas quer fazer alterações pouco significativas. No entanto, perante todos os retrocessos que as últimas revisões do ECD representaram para quem trabalha nas escolas e a crescente falta de docentes em Portugal, consideramos que se deve aproveitar para fazer alterações profundas no ECD, no sentido da valorização e dignificação de toda a carreira docente.
CONTINUAR A FAZER O QUE AINDA NÃO TINHA SIDO FEITO.
Como é do conhecimento geral, o S.TO.P. foi o único sindicato da Educação em que a sua posição sobre o acordo relativamente à recuperação do tempo de serviço docente foi decidida, democraticamente, por quem trabalha nas escolas (assim como as principais formas de luta foram decididas democraticamente e não apenas por meia dúzia de dirigentes).
Devido à importância estrutural que o ECD tem para a profissão docente, mais uma vez, queremos construir, coletivamente, a nossa proposta para a sua revisão.
Nesse sentido, iremos:
– convidar os sócios (docentes) a dar a sua opinião sobre a revisão do ECD através de um formulário online;
– convocar sócios e não sócios (docentes) a participar em 4 encontros regionais presenciais, a realizar até inícios de dezembro (Norte, Centro, Grande Lisboa e Sul);
– antes da primeira reunião negocial sobre a revisão do conteúdo do ECD, a 13 de janeiro de 2025, iremos auscultar, novamente, os sócios sobre a posição do S.TO.P. a apresentar ao MECI.
JUNTOS SOMOS + FORTES!