Início Educação Resultados do PISA 2022 deviam preocupar Portugal – Alberto Veronesi

Resultados do PISA 2022 deviam preocupar Portugal – Alberto Veronesi

87
1

Os resultados do PISA 2022, divulgados esta semana, são preocupantes para Portugal. O país registou uma queda significativa dos seus resultados em Matemática, Leitura e Ciências, comparativamente a 2018.

Em Matemática, Portugal passou de 492 para 472 pontos, uma queda de 20,6 pontos. Em Leitura, os resultados caíram de 491 para 477 pontos (-15,2 pontos). E em Ciências, a queda foi de 7,3 pontos, de 496 para 488 pontos.

Estas quedas são especialmente preocupantes quando se considera que Portugal era considerado um país de sucesso no PISA. Entre 2003 e 2018, o país registou um aumento significativo dos seus resultados em todas as áreas avaliadas.

Os resultados do PISA 2022 não são uma surpresa para os especialistas. A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no ensino, levando a uma interrupção das aulas e a um aumento das desigualdades.

No entanto, os resultados também apontam para problemas estruturais no sistema educativo português. A percentagem de alunos nos níveis mais baixos de resultados, ou seja, que têm dificuldades em tarefas básicas de Matemática ou Leitura, aumentou em cerca de 4 e 5 pontos percentuais, respetivamente, desde 2012.

Para inverter esta tendência, é necessário um esforço concertado de todos os intervenientes no sistema educativo. É preciso reforçar a avaliação externa, melhorar a formação dos professores e proporcionar apoios mais diferenciados aos alunos que mais precisam.

Algumas medidas concretas que poderiam ser tomadas incluem:

– A criação de um sistema de avaliação externa regular e transparente, que permita acompanhar a evolução dos resultados dos alunos.
– A implementação de programas de apoio à aprendizagem personalizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos.
O sucesso de Portugal no PISA foi resultado de um esforço conjunto de todos os intervenientes no sistema educativo. Para voltarmos a ser um país de sucesso, é preciso recuperar os consensos que tornaram possível esse progresso.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.