Início Educação Professores: descongelamento do tempo de serviço começa a 1 de setembro

Professores: descongelamento do tempo de serviço começa a 1 de setembro

152
0

“A recuperação do tempo de serviço vai ter início — o primeiro faseamento — em 1 de setembro de 2024. E conclui-se no âmbito da legislatura”, anunciou Mário Nogueira no final da reunião da Fenprof com o ministro da Educação.

O dirigente da Federação Nacional de Professores acrescentou que, tal como a pasta tutelada por Fernando Alexandre inicialmente avançara, a recuperação será feita num prazo de 5 anos, “na ordem dos 20%”.

“Portanto, é até 2028. Se acabar em 2028 significa que os professores vão estar 10 anos para recuperar 6”, apontou Mário Nogueira, referindo-se ao ano de 2018, quando aconteceu o descongelamento das carreiras.

Em alusão às declarações do ministro das Finanças na semana anterior — quando atirou para 2025 o início da reposição do tempo de serviço — o dirigente da Fenprof limitou-se a dizer: “Como tínhamos dito, o que se passa nas negociações não é o que diz alguém na Assembleia da República ou em conferência de imprensa”, mas sim aquilo que acontece na sala entre sindicatos e o ministro da Educação.

O ministro Fernando Alexandre iniciou esta sexta-feira as negociações com os sindicatos de professores. O tema principal é a reposição dos 6 anos, 6 meses e 23 dias, mas a porta não está fechada a outros assuntos que os sindicatos consideram prioritários. Após a Fenprof, o ministro reúne-se agora com a FNE.