Início Educação Portugal está “na vanguarda da inclusão na educação”

Portugal está “na vanguarda da inclusão na educação”

320
0

“Portugal é orgulhosamente conhecido como um país que está na vanguarda da inclusão na educação, indo mais além na promulgação de um quadro legal para a inclusão de estudantes com ou sem dificuldades na educação”, vincou o ministro na sessão de encerramento do evento paralelo à Cimeira Social, que decorre esta sexta-feira, no Porto, intitulado “Solidariedade Europeia — Nenhuma Criança deixada para trás”.

Desde 2016, acrescentou, Portugal “aumentou o investimento público na educação e na formação, ano após ano, tendo em vista sobretudo alcançar mais e melhor inclusão, mais equidade e mais sucesso educacional para todos”.

“Fizemos esforços para colocar sempre o estudante no centro do nosso trabalho e no coração das reformas que introduzimos”, frisou.

Apontando para a “promoção da igualdade de acesso” à educação como “uma missão clara” da União Europeia (UE), Tiago Brandão Rodrigues ressalvou que tal objetivo só será concretizado se se “garantir que a igualdade é uma prioridade contínua em todos os contextos escolares”.

Aliás, é “através da educação que se combate mais eficazmente a pobreza e as desigualdades”, defendeu o ministro, alertando para as desigualdades no acesso à educação, que poderão “fazer precisamente o oposto: perpetuar desigualdades e cristalizar a pobreza”.

Mas “as desigualdades não são inevitáveis”, defendeu o governante, apontando para uma “abordagem de educação inclusiva e de qualidade, que coloca os alunos, ao invés dos números, no centro do desenvolvimento educacional”.

“A chave para uma educação de sucesso não está no meu escritório, mas em cada escola, em cada sala de aula, em cada estudante e professor. Essa é a chave para garantir que nenhuma criança é deixada para trás”, sublinhou o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.