Início Educação PORTUGAL E O EMPOBRECIMENTO EDUCATIVO – Carlos Calixto

PORTUGAL E O EMPOBRECIMENTO EDUCATIVO – Carlos Calixto

33
0

“Portugal é o país menos educado da Europa e este ano reprovaram 15.000 alunos no 12º.
(…) Sim, Portugal é mesmo o país menos educado da Europa, segundo um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência, DGEEC, até 2019 apenas 52% das pessoas entre os 25 e os 64 anos terminaram o secundário ou tiraram um curso superior.
Por que é que estamos tão abaixo da média (78% da população) e no último lugar da Europa (…)?”.
(https://inspiring.future.pt, Francisco Oliveira, 25 de julho de 2020)
“Baixar as habilitações para a docência: mais uma machadada na Educação em Portugal.
Será tão difícil de perceber que afundar a Educação é colocar em causa o futuro de uma nação inteira? O que esperarmos daqui para a frente se, nas nossas escolas, tivermos professores sem vocação e sem habilitação adequada? A crise na escola pública está visível aos olhos de todos e medidas urgentes impõem-se. O que esperamos para colocar mãos à obra?
(…) O problema é que esta decisão de baixar a habilitação para a docência apenas virá piorar a situação. Quem vai respeitar o trabalho de um professor com menos habilitação do que aquela que devia possuir? Aliás, aquilo de que mais precisamos agora é de professores cada vez mais habilitados, a nível científico e pedagógico, e que o governo trabalhe no sentido de devolver a estes profissionais o respeito e consideração que merecem e de que devem gozar.
(…) Todos já percebemos que a educação está, desde há vários anos, colocada em segundo plano em Portugal, num jogo de faz de conta, como se estivesse tudo bem nas nossas escolas. A autoridade que está a ser retirada aos nossos professores e o prestígio negado a uma profissão, na verdade, tão nobre, terá consequências para todos no futuro, ainda que muitos se neguem a admiti-lo”.
(https://visao.pt, Opinião/Ponto de vista, Ana Catarina Mesquita, em 18 de julho de 2023, às 08:00 horas)
“Exame de Matemática deixará de ser obrigatório para acabar o secundário. Mudança sem efeitos ou incentivo ao desleixo?
Marcelo criticou a mudança promovida pelo Governo (…)
(…) Mas que impacto é que tem essa mudança no ensino desta disciplina?

Ler mais aqui

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download