Início Formação Plataforma Teach for Life

Plataforma Teach for Life

203
0

O projeto 3C4Life (2021-2024) – Perspectives for Lifelong STEM Teaching – Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development -, financiado pela UE, tem como objetivo destacar a valorização da profissão docente numa Europa que enfrenta, atualmente, uma escassez generalizada de professores. Porque o desenvolvimento das competências profissionais e digitais e da gestão do percurso profissional dos docentes (em pré-carreira e na carreira) exige condições de excelência, o 3C4Life reuniu uma estrutura de 12 parceiros de 6 países europeus (em cada país, um parceiro de investigação encontra-se associado a uma autoridade educativa), de modo a promover um sistema de educação STEM com a capacidade para apoiar os professores no enriquecimento do seu percurso profissional.

Através do desenvolvimento de uma plataforma totalmente digital para professores STEM, com um conceito inovador de incremento profissional, o objetivo do 3C4Life incide na promoção da mudança em termos profissionais. Esta plataforma – Teach for Life – irá permitir aos docentes desenvolver:

– Um processo sequencial de estímulos motivacionais;

– Uma variedade multidirecional de perspetivas de desenvolvimento;

– Uma colaboração instigadora de melhoria da docência através de comunidades de prática.

No contexto português, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) é a entidade responsável pelo projeto, nomeadamente pela customização e manutenção da plataforma, tendo como parceiro estratégico a Direção-Geral da Educação.

Como forma de complementar o envolvimento dos docentes na plataforma, o IEUL irá dar início, em 30 de novembro de 2022, a oficinas de formação acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC). As oficinas terão uma duração de 50 horas e funcionarão em regime b-learning. Estas oficinas de formação estão organizadas em sessões presenciais conjuntas (3 sessões com duração de 3 horas cada uma, a decorrer no IEUL) e sessões não presenciais online síncronas e assíncronas.

As oficinas centram-se na exploração de práticas pedagógicas inovadoras que permitem desenvolver a integração STEM, bem como na abordagem de cenários de aprendizagem STEM, desenvolvidos no âmbito do projeto.

As inscrições estarão abertas até ao dia 5 de novembro. Para o efeito, é necessário o preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/ibmhGmbmcF7Q79AJA

Para mais informações, o IEUL disponibiliza um endereço de correio eletrónico de contacto: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.