Início Educação Os quatro grandes danos das redes sociais e dos ecrãs sobre as...

Os quatro grandes danos das redes sociais e dos ecrãs sobre as crianças e os adolescentes Observador

21
0

https://observador.pt/especiais/os-quatro-grandes-danos-das-redes-sociais-e-dos-ecras-sobre-as-criancas-e-os-adolescentes/

A passagem de uma “infância baseada na brincadeira” para uma “infância baseada no telemóvel” teve efeitos desastrosos. Quem o diz é o psicólogo norte-americano Jonathan Haidt, que no seu novo livro investiga o colapso da saúde mental entre os jovens e traça um plano urgente para uma infância mais saudável e livre de ecrãs.

“A Geração Ansiosa”, que chega às livrarias na próxima terça-feira, 9 de julho, é um livro que argumenta como a grande reconfiguração da infância interferiu no desenvolvimento social e neurológico, com efeitos como a privação do sono, a fragmentação da atenção, dependência ou a solidão.

No livro, editado pela Dom Quixote, Jonathan Haidt conclui que não é possível ignorar os danos psicológicos desta mudança de comportamento e, no excerto que aqui publicamos, o autor enumera as quatro principais consequências de um acesso continuado dos adolescentes a um smartphone numa idade sensível de desenvolvimento. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.