Início Educação Os Professores podem ser gente perigosa

Os Professores podem ser gente perigosa

4227
0

 

Esta semana, estive a ajudar uma amiga a concorrer para lecionar.

O ajudar, é ensinar a aceder às plataformas, a dar informação como proceder, e dos procedimentos a ter em conta para concluir a sua candidatura na Contratação de Escola.

Após proceder às candidaturas, a família da minha amiga insurgiu-se . Não concordam que faça o concurso para ser Professora. Os argumentos que apresentaram foram: Os Professores ganham mal, os alunos não têm um comportamento correto em sala de aula, enfim não é uma profissão apelativa.

Sou professora, a minha mãe era Professora do 3º ciclo, o meu pai foi Professor Universitário, o meu irmão é Professor, as minhas tias são Professoras, as minhas tias avós eram professoras, a irmã do meu bisavô era professora. Todos os professores da minha família eram  e são  pessoas felizes, comunicativas e alegravam os jantares familiares. 

Se não somos infelizes, não somos submissos  e não passamos a vida a tomar ansiolíticos, por isso  devemos ser gente perigosa.

Utilizando o método científico, coloco as seguintes questões:

Quem é que estuda e trabalha para ganhar pouco dinheiro, em comparação com as outras profissões ?

R: Os Professores.

Quem é que todos os anos tem de ler resmas de legislação para concorrer, porque mudam as regras de contratação todos os anos?

R: Os Professores.

Quem é que vê a sua profissão questionada na comunicação social?

R: Os Professores.

Qual é a classe profissional diabolizada  pelos políticos?

R: Os Professores.

Qual é a classe profissional mais bem paga de Portugal, segundo a comunicação social ?

R: Os Professores.

Qual é a profissão que tem três meses de férias e não faz durante o ano, segundo alguns cidadãos?

R: Os Professores.

Sendo uma profissão tão pouco apelativa, e o facto de terem lançado para a lama a palavra Professor, a conclusão é a seguinte:  Não têm professores. Quem andou a criticá-los, têm sempre a hipótese de fazer melhor. Eu sou uma professora legalista, isto é,  leio antecipadamente a legislação. As minhas leituras nos últimos anos são legislação e livros de matemática, não tenho tempo para ler outras publicações. 

Na zona norte de Portugal ser Professor era uma profissão de prestígio, não era qualquer um que era Professor. 

Talvez seja isso que os políticos não percebem, que nas suas regiões, nas suas terras, nas suas cidades, os Professores são bem considerados.

Elisa Manero