Início Educação Os miúdos estão ok? Cada vez mais escolas banem os telemóveis a...

Os miúdos estão ok? Cada vez mais escolas banem os telemóveis a pensar na saúde dos alunos

24
0

Senhor ministro, temos um problema. Podem não ter sido estas as palavras exatas com que João Costa foi alertado — não consta que estivesse no Centro Espacial John F. Kennedy, nem que os pais e professores estivessem a bordo de uma Apollo a caminho da Lua —, mas fossem quais fossem as palavras escolhidas, as preocupações chegaram ao Ministério da Educação, numa altura em que muitos estão de acordo. É preciso retirar os telefones dos recreios e cada vez mais escolas o fazem sem que os pais ou os alunos tenham tentado travar a mudança.

A tendência é de crescimento, mas as escolas que passaram do desejo à prática ainda são uma minoria num país onde há mais de 800 agrupamentos de escolas.

O caso mais conhecido é o de Lourosa, Santa Maria da Feira, onde há seis anos consecutivos que os estudantes do 5.º ao 9.º ano (10 a 14 anos) não podem usar telemóveis nem dentro nem fora das salas de aulas. Foi em 2017 que a Escola Básica 2/3 António Alves Amorim avançou com a proibição e hoje, segundo a diretora Mónica Almeida, são os alunos os primeiros a aplaudir a medida.

LER REPORTAGEM COMPLETA EM OBSERVADOR