Início Educação Os comentários ao artigo: “As EMAEI: a maior causa de exclusão na...

Os comentários ao artigo: “As EMAEI: a maior causa de exclusão na escola” de Carlos Miguel Santos Silva

971
0

É interessante perceber que a maioria concorda com o que escreveu o Carlos, outros dizem que o problema são os recursos, mas a pergunta que se deve fazer é: Se há falta de recursos e ninguém denuncia esse facto, quem sai prejudicado? Não deve ser esse o papel de cada um de nós? Não basta a boa vontade para fazer omelete sem ovos. Não há ovos o que se come não é omelete. Não há recursos o que se faz não é inclusão!


Janette Ferreira
[email protected]
109.51.112.20 Em resposta a Irene silva.
Concordo. Tenho o exemplo do meu filho, o educador rejeitou qualquer diagnóstico, inclusive dificultou o diagnóstico, qd foi pedido por mim avaliação no SPO, disse que pediu mas ao fim de meses vim a saber que o pedido nao foi submetido, até ser eu a formalizar o pedido diretamente no agrupamento. Mesmo depois de ser visto por vários profissionais de saúde ele pôs em causa os relatórios, e o discurso era de que o meu filho é que era errado, ele é que tinha de aprender, disse-me até que o meu filho não sabia viver em sociedade.
Mudou para o 1o ano e agora a professora, nunca em momento algum disse que o meu filho é que tinha de mudar, o discurso, completamente diferente, foi “eu é que tenho de conhecer o seu filho, eu é que tenho de me adaptar ao seu filho, eu é que tenho de adaptar o ensino ao seu filho!” Ele agora é uma criança mais feliz na escola e tem um respeito imenso pela professora. Óbvio também está medicado o que o ajuda no foco, mas o balanço é muito positivo, ao contrário da experiência passada. A tolerância, acolhimento e formação do professor é na minha opinião essencial! As EMAEI não têm com certeza a receita mágica, nem os pais.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/18 às 14:19
Seleccionar comentário Lígia Dutra
[email protected]
2001:8a0:7a4e:5500:9178:d4e5:dadf:1249 Em resposta a Helena Soares.
Muito obrigada pelo seu comentário. Concordo plenamente consigo 🙂

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/18 às 13:04
Seleccionar comentário Anónimo
2001:8a0:7a4e:5500:9178:d4e5:dadf:1249 Em resposta a Paula Alves.
Parabénssssss 👏👏👏
Testemunho com conhecimento de causa. Por morrer uma andorinha, não acaba a primavera! Muito há a fazer, é certo, mas muito já está a ser feito, com falta de muitos recursos!!!

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/18 às 12:10
Seleccionar comentário Elsa Pereira
[email protected]
2a01:11:8c10:49e0:e0ef:1525:619f:3e57 Em resposta a Anónimo.
Obrigado pelo seu comentário, precisamos de professionais com a sua consciência. Boas Festas

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 22:14
Seleccionar comentário Fátima
85.243.219.129 Em resposta a Anónimo.
Sou totalmente de acordo, a tão desejada inclusão acaba por ser um mito, muitas vezes frustrante tanto para os alunos como para os professores. Há crianças que não beneficiam da tradicional sala de aula, em aspeto algum, e acabam por se prejudicar e prejudicar os restantes colegas.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 22:07
Seleccionar comentário Sandra Ferreira
94.61.197.200 Em resposta a Anónimo.
Verdade… As emaei não sabem incluírem crianças com autismo…. Depois vêm com a conversa de falta de recursos sejam materiais ou humanos… A equipa é que tem que exigir esses mesmos recursos…
Comenta uma mãe de uma menina com autismo….

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 21:13
Seleccionar comentário Anónimo
94.60.8.134
A pergunta que eu faço é: alguém avaliou a eficácia destas medidas? Onde estão, que foi feito dos jovens que foram “incluídos”, uma vez terminada a escolaridade obrigatória? Alguém se preocupou em seguir o seu percurso depois dos 18 anos? Onde estais estatísticas? Ou inclusão acabou com a entrada na vida adulta?

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 20:41
Seleccionar comentário Anónimo
144.64.218.133
Espero que quem esteja a comentar neste sítio seja pai, mãe de uma criança com deficiência.
Senão ponham a viola no saco e embarquem.
Porque efetivamente não estamos a incluir, não estamos a pensar nas reais necessidades da criança.
Tem de estar numa aula tradicional? Desde quando?
Crianças que começam a stressar porque não conseguem estar em ambiente de sala. Por exemplo crianças autistas, ou com outras patologias.
Sim, algumas EMAEI deviam ser reestruturadas. Sem dúvida.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 18:54
Seleccionar comentário Helena Soares
2001:818:db74:3200:6637:95df:e805:d067
Não concordo! Faltam meios e recursos humanos e sem ovos não se fazem omoletes!
Falo por mim e pelo trabalho que desempenho… e fiz e faço muito mais do que me compete…
Abolia muita da burocracia e na minha opinião falta formação na área a todos os professores sobre Inclusão. O conceito é entendido do modo vago e subestimado…
Sinto-me muitas vezes como polícia em Conselhos de Turma insensíveis e sem interesse em fazer parte da solução e optam por fazer parte do problema…
Muita coisa errada e no entanto muito caminho já feito e isso também convém tomar consciência… há 20 anos o sistema era totalmente alheio e hoje muito já se faz em prol dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Cabe a todos dar o seu contributo… e não cabe a uma EMAEI a exclusividade do que quer que seja…

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 18:02
Seleccionar comentário Helena Soares
2001:818:db74:3200:6637:95df:e805:d067
Não concordo! Faltam meios e recursos humanos e sem ovos não se fazem omoletes!
Falo por mim e pelo trabalho que desempenho… e fiz e faço muito mais do que me compete…
Abolia muita da burocracia e na minha opinião falta formação na área a todos os professores sobre Inclusão. O conceito é entendido do modo vago e subestimado…
Sinto-me muitas vezes como polícia em Conselhos de Turma insensíveis e sem interesse em fazer parte da solução e optam por fazer parte do problema…
Muita coisa errada e no entanto muito caminho já feito e isso também convém tomar consciência… há 20 anos o sistema era totalmente alheio e hoje muito já se faz em prol dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Cabe a todos dar o seu contributo… e não cabe a uma EMAEI a exclusividade do que quer que seja…

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 18:00
Seleccionar comentário Anónimo
2001:818:e694:9700:ec02:5ca4:dda2:2d1f
Só quem não consegue ensinar todos à medida de cada um é que faz este tipo de comentário… o decreto-lei n.º 54 nada tem a ver com o decreto-lei n.º 3 (do século passado) mas é sim complementar ao decreto-lei nº 55… por favor não digam barbaridades e começam a respeitar os direitos da criança… todos nós ganhamos um salário para isso.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 17:28
Seleccionar comentário Irene silva
[email protected]
2001:818:e694:9700:ec02:5ca4:dda2:2d1f
Só quem não consegue ensinar todos à medida de cada um é que faz este tipo de comentário… o decreto-lei n.º 54 nada tem a ver com o decreto-lei n.º 3 (do século passado) mas é sim complementar ao decreto-lei nº 55… por favor não digam barbaridades e começam a respeitar os direitos da criança… todos nós ganhamos um salário para isso.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 17:24
Seleccionar comentário Irene silva
2001:818:e694:9700:ec02:5ca4:dda2:2d1f
Só quem não consegue ensinar todos, à medida de cada um, é que faz este tipo de comentário… o decreto-lei n.º 54 nada tem a ver com o decreto-lei n.º 3 (quase do século passado) mas é sim complementar ao decreto-lei nº 55… por favor não digam barbaridades e começam a respeitar os direitos da criança… todos nós ganhamos um salário para isso.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 17:23
Seleccionar comentário Irene silva
2001:818:e694:9700:ec02:5ca4:dda2:2d1f
E que tal serem professores de todos e ensinaram à medida de qual um??? Só quem não o sabe fazer é que culpa as EMAEI… o decreto-lei n.º 54 não pode ser considerado como a alternativa ao decreto-lei n.º 3 do (século passado) mas sim complementar ao decreto-lei n.º55… deixem de reclamar e pensem nas crianças que dependem exclusivamente da vossa capacidade de respeitar os direitos das criança.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 17:16
Seleccionar comentário Emília Santos
[email protected]
2001:818:d961:d700:5836:cf4e:993a:6152
Bom dia, só se for na sua escola, porque eu estou a enfrentar uma depressão do meu filho com 13 anos, com deslexia dificuldade na interpretação e nada é feito como diz a lei.
Cumprimentos
Bom Natal

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 11:59
Seleccionar comentário Helena Augusta Félix
[email protected]
2001:8a0:caa9:4300:df4:b6f9:f42e:e56b
Bom dia. Para quem não sabe, o decreto lei 54 surgiu com o objetivo de facilitar a inclusão dos alunos que vinham de outros países, mas por questões económicas, por falta de meios humanos e materiais acabaram por criar as equipas ” EMAEI” compostas por profissionais do ensino especial que muitas vezes sem meios humanos e materiais suficientes , tentaram fazer o seu melhor para apoiarem os alunos com necessidades educativas específicas . Assim , como deve compreender-se muitas vezes o resultado deste trabalho pode não ser o esperado na sua íntegra apesar de grandes esforços por parte de todos os envolvidos.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 11:58
Seleccionar comentário Carla Rua
2001:8a0:e0d1:eb00:b80e:bcdb:30be:6ba4
Não sei quem é esta pessoa que escreve tais barbaridades! Muito fazem as EMAEI com o pouco que têm. Parece-me que o artigo se baseia num caso isolado. O senhor verificou se havia recursos na dita escola para apoiar o tal aluno? E para apoiar todos os outros? Há recursos? Aconselho uma visita às escolas deste país e uma análise detalhada do trabalho que se faz em prol destes alunos. Ficaria surpreendido com as omeletes que os professores de educação especial, e todos os outros, fazem com os ovos que o ministério da educação não lhes dá! Ainda não há muito, eram os médicos os heróis. Hoje, são os professores!
Obrigada aos alunos, aos pais e aos professores que ainda resistem e aguentam todos os dias este sistema de ensino decadente e estas politicas educativas que apenas pretendem criar “ovelhas votantes”.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 11:24
Seleccionar comentário Paula Alves
[email protected]
149.90.21.128
Sou elemento da EMAEI, trabalho diretamente com os alunos e sim, ouvimos todos os intervenientes no processo incluindo pais e alunos, quando tal é possível. Pelo que vou conhecendo (contacto com outras equipas), as EMAEI fazem muito com os poucos recursos que o ME disponibiliza.
O autor do artigo faz uma generalização descabida, baseada na sua experiência (ou falta dela) e/ou no desconhecimento da lei.
Numa coisa concordamos, ainda há um longo caminho a fazer para que a inclusão seja uma realidade nas nossas escolas…mas a culpa não é das EMAEI.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 10:59
Seleccionar comentário AMFS
[email protected]
2001:8a0:f582:d101:dc5d:a035:8fe8:a4fb
A Sónia Lapa acaba a reconhecer os constrangimentos que inviabilizam a operacionalização das medidas. Todo o trabalho de auscultação e recolha de evidências acaba por não ter efeitos na prática. Na minha opinião, avolumam-se papéis, acumulam-se reuniões, mas as respostas efetivas de que os alunos necessitam não chegam. Também acho que não são necessários mais técnicos, o que os alunos necessitam é de professores de apoio.

Reprovar | Responder | Edição rápida | Editar | Histórico | Spam | Lixo
2023/12/17 às 10:57
Seleccionar comentário Elisabete Oliveira
[email protected]
188.83.0.114
Faço minhas as palavras da colega Sónia Lapa.
Arranjem técnicos especializados e professores de educação especial para se efetivar a implementação de medidas que estão no papel. Para além disso, convida – se, também, à implementação das mesmas por todos os agentes educativos e que se familiazarem com as mesmas, lendo e relendo a legislação em vigor.