Início Educação  Os Cenários da sala de aula ……………………….. Parte 2 

 Os Cenários da sala de aula ……………………….. Parte 2 

43
0

Na sala de aula é onde tudo acontece.

Se um aluno participa  e trabalha geralmente nos testes obtém positiva.

Se um aluno fala durante a aula eu já sei que nada escreveu nem resolveu……..

 

E até existem surpresas: um aluno que está na sua vida, não participa de uma forma ativa e quando pedimos para resolver algo, faz tudo bem.

 

A sala de aula dos anos 80 é diferente da sala de aula dos anos 2010 e 2020.

 

Todos os alunos estão na sala de aula.

 

Assim, existem outras práticas que foram fomentadas nos últimos anos que deveriam ter tido impacto nas aprendizagens. As acomodações curriculares.

 

O que são acomodações curriculares?

 

Medidas de gestão escolar curricular que permitem o acesso ao currículo e às atividades de aprendizagem na sala de aula através da diversificação e da combinação adequada de vários métodos e estratégias de ensino, da utilização de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, da adaptação de materiais e recursos educativos e da remoção de barreiras na organização do espaço e do equipamento, planeadas para responder aos diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno promovendo o sucesso educativo.

 

Acomodações 

 

ambientais:  trabalho de pares,  organização de pequenos grupos, utilização de computadores.  utilização de espaços exteriores,  oportunidade para se movimentar na sala de aula, utilização de exemplos com imagens da vida real

 

Organizacionais: numeração sequencial de passos a percorrer , organizadores gráficos para a escrita,  lembretes diários , ensino de como tirar notas,  desenvolvimento de capacidades de autodeterminação e competências de comunicação

 

Motivacionais: apresentação de situações da vida real,  uso de materiais concretos,  trabalho a pares,  sessões de treino para os testes,  uso de tecnologia, uso de gráficos e outros métodos para organizar o que os alunos aprendem, comunicar frequentemente ao aluno o reconhecimento pelo seu esforço, desenvolvimento cooperativo de comportamentos e rotinas em sala de aula , uso consistente de rotinas da sala de aula e resposta consistente e regular aos comportamentos inapropriados 

 

Apresentação: revisão e repetição, ensino em pequenos grupos, verificação regular da compreensão de conteúdos e instruções,  uso de tecnologia dar tempo aos alunos para pensar, dar exemplos.

Avaliativas: sugerir mnemónicas eliminação de elementos distrativos da folha; uso de amplos espaços em branco,  técnicas de avaliação variadas: escolha múltipla, respostas curtas, preenchimento de espaços em branco, correspondência. 

 

Mas se por um lado, estas práticas promoveram o sucesso em algumas áreas, por outro  aumentou de forma exponencial o trabalho do professor sem ter o retorno esperado.  O retorno esperado é o sucesso pleno.

 

Se por um lado concordo com aplicação destas medidas curriculares, por outro assisto a uma desresponsabilização do papel do aluno, que está  sempre aguardar a facilitação do trabalho escolar. Se esta situação for análoga na vida profissional,  terá impacto na atividade profissional dos futuros trabalhadores do nosso país. 

Elisa Manero