Sobre a reabertura das escolas daqui a um mês – que será avaliada esta terça-feira – Marta Temido também deixou a questão em aberto. “Vamos reunir a melhor evidência de saúde pública, ver o que nos outros países está a ser feito, tentar ajudar a chegar à melhor decisão: a melhor decisão para a comunidade escolar, mas para toda a sociedade. Não ignoramos que as escolas têm o papel fundametnal de agregador social”, respondeu a ministra, que não se comprometeu com a data de 4 de maio (avançada em primeira mão pelo Expresso) para um possível regresso às aulas.
“Temos de tomar uma decisão ponderada. Não podemos hipotecar o futuro. Temos de atender aos riscos em presença e equilibrar os que precisamos de correr”, garantiu. Correr ou não correr riscos, e quais, eis as novas questões.
Fonte: Expresso
Pelas palavras da Ministra fiquei com a ideia de que é mesmo isso que o governo quer. Por um lado eu quero voltar para a escola, faz-me falta o contacto com os alunos, por outro lado tenho muito receio. Todos nós sabemos como são os adolescentes, ainda por cima na primavera, com as hormonas aos saltos… Será boa ideia? O Ministério vai dar às escolas desinfetante? máscaras? Os refeitórios vão funcionar? ou o horário dos alunos será reduzido e só terão aulas numa parte do dia? Muitas questões, muitos receios… será que vale a pena só por causa de exames? A saúde não será mais importante?
Comments are closed.