Início Educação O elevador não sobe sozinho in Observador

O elevador não sobe sozinho in Observador

70
0

 

 

O aluno frequenta o Ensino Básico e Secundário com o objetivo principal de  realizar a acreditação e persecução das aprendizagens. O aluno adquire o conhecimento na sala de aula, faz a sua socialização na escola. 

Existem políticos que se por um lado arrancam as vestes pela Escola que é um um elevador social, por outro esquecem que o elevador não sobe sozinho. 

 

Para o elevador subir é necessário a família  orientar e dar todas as condições para que o aluno tenha progresso e sucesso. 

Adquirir o material escolar, mas os alunos nem sempre têm material (nem uma caneta!),  no entanto  o telemóvel nunca fica esquecido. 

Há  hábitos que devem ser cultivados pela família: um pequeno- almoço saudável antes de sair de casa, ter  o cuidado de fazer lanches para o meio da manhã e uma garrafa de água. Não deveriam ir vestidos como se fossem para a esplanada. 

Muitos alunos não tomam pequeno-almoço nem comem durante a manhã e uma garrafa de água pode, por vezes,  ser partilhada por 6 alunos, porque segundo estes  não têm doenças.  

Posso informar que já assisti a um grupo de alunos a beberem pela mesma garrafa e nas aulas perto da hora do almoço,  a queixarem-se de fome ou indisposição. 

 

Os professores trabalham para o sucesso e progresso dos seus alunos.

O Professor tem como função ensinar os conteúdos que estão propostos pelos programas do MInistério da Educação e o PASEO. (Perfil do aluno à saída de escolaridade obrigatória)

Passando a comparação, vou contar uma história:

Estando eu no 9º andar, à espera dos meus alunos, sou professora do 3º ciclo, questionei: 

Quem praticava desporto e as horas que despendia com essa atividade.

A resposta da maioria dos alunos foi:  Três treinos por semana e um jogo ao fim de semana.

A minha questão: Estudam as mesmas horas para a  disciplina de  matemática?

A resposta foi negativa. 

Considerando as aulas de Matemática como treinos, pelos vistos,  ao fim de semana não existe tempo para estudar esta disciplina. 

A prática desportiva é considerada prioritária por alunos e encarregados de Educação.

No fim do ano estes alunos serão sujeitos a uma Prova final de ciclo de Portuguès e Matemática 

Como Professora assisto a situações de ausência de monitorização parental. 

 

A família deve entrar no elevador com a criança e sair com ele na vida adulta, os Professores esperam pelos seus alunos nos pisos, mas o aluno se estiver sozinho no elevador pode não carregar no botão que o leve ao piso correto. 

 

Cabe aos Encarregados de Educação orientar e adquirir o material necessário para que o aluno alcance o sucesso, O planeamento da semana é importante. 

O projeto de vida dos nossos alunos depende primordialmente da família e das aquisições realizadas nesse contexto. O primeiro botão de elevador deve ser sempre carregado pela família. Suponho que para subir.

Elisa Manero

https://observador.pt/opiniao/o-elevador-nao-sobe-sozinho/