Início Educação Ministério da Educação dá 89 euros para orientar 4 estagiários

Ministério da Educação dá 89 euros para orientar 4 estagiários

41
0

Ministério da Educação dá 89 euros para orientar 4 estagiários – Sociedade – Correio da Manhã

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) propôs que os professores cooperantes recebam 89 euros brutos para orientar quatro estagiários nas escolas no último ano do curso. Para o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), é uma “proposta ofensiva” de “menos de 1 euros por dia por estagiário”. Mário Nogueira (Fenprof) avisa que por esse valor “não deve haver muitos professores disponíveis”, tendo proposto 200 euros.

Na proposta do Governo, os cooperantes podem optar, desde que a escola aceite, entre o dinheiro e uma redução letiva de três horas pelo primeiro estagiário e de mais uma hora por cada um dos seguintes. Já a Fenprof propõe que, além do dinheiro, haja uma redução letiva de quatro horas pelo primeiro estagiário e mais duas pelos seguintes, até um máximo possível de 10 horas.

Pedro Barreiros, da Federação Nacional de Educação (FNE) considera que, tendo em conta os valores propostos pelo Governo, os professores cooperantes terão “um trabalho adicional que não é remunerado”. As negociações sobre o estatuto da carreira foram adiadas para dia 27.