“Faz agora 6 meses que criámos o Menos Ecrãs Mais Vida! Movimento de reflexão e acção sobre a exposição excessiva a ecrãs na infância e adolescência. Catarina, Gisela, Mónica e Sandra, de Coimbra, Almada e Lisboa, unidas por objectivos comuns.
Seis meses intensos em que conseguimos encontrar tempo dentro das nossas vidas pessoais e profissionais para nos dedicarmos a esta missão. Temos trabalhado muito (e de forma voluntária) para as causas em que estamos empenhadas: lutamos contra a presença de smartphones nas escolas e contra a excessiva digitalização do ensino. Temos propostas, ideias e soluções sustentadas em literatura científica sobre o tema. Temos conseguido fazer-nos ouvir, actuando em várias frentes, desde que nos organizámos, em Janeiro de 2024.
Estamos muito orgulhosas do tanto que já fizemos, em tão pouco tempo:
– Criámos conteúdos para quem nos segue, com o objectivo de comunicar as nossas acções, e também divulgar informação sobre o panorama nacional e internacional nesta temática;
– Reunimos com vários partidos políticos (BE, IL, PCP, PS, PSD);
– Pedimos (e aguardamos) audiências com o Presidente da República e com o Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia;
– A Mónica foi convidada para vários eventos, como autora da Petição “Viver o recreio escolar sem ecrãs de smartphones” (lançada em Maio de 2023), onde defendeu a posição dos mais de 23 000 subscritores.
– Divulgámos a Petição Pública “Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais”, escrita pela Catarina, em Dezembro de 2023;
– Elaborámos e promovemos 2 inquéritos nacionais sobre o projeto-piloto Manuais Digitais do Ministério da Educação. Um dos inquéritos foi aos Encarregados de Educação e outro aos Docentes. Enviámos os resultados ao MECI e divulgámo-los publicamente.
– A Catarina discutiu a Petição na Assembleia da República;
– Aparecemos em todos os jornais de referência (por diversas vezes), fomos à rádio e TV;
– Ajudámos pais e escolas que nos contactaram, organizámos sessões informativas;
– Respondemos a solicitações de estudantes e investigadores.
Vamos agora fazer uma pausa para recarregar baterias! Em Setembro voltaremos com a mesma convicção e prometemos continuar a agir no sentido de sensibilizar, informar e reivindicar mudanças a toda a sociedade, em particular nas escolas.
https://www.facebook.com/menosecrasmaisvida/videos/378909234814253
https://www.instagram.com/menosecras_maisvida/