Início Educação Mega Sondagem – Que Tipo de Luta, Enquanto Docente, Estarias Disposto a...

Mega Sondagem – Que Tipo de Luta, Enquanto Docente, Estarias Disposto a Fazer?

1402
1

S.T.O.P. pediu a colaboração de vários blogues para lançar uma sondagem que seja o mais representativa da vontade dos professores para novas formas de luta.

Para ser representativa, esta sondagem deverá ter no mínimo a votação de 4 mil participantes.

Cada professor apenas poderá votar uma vez, visto que a sondagem está protegida por IP/Cookie e cada utilizador tem a opção de escolher apenas uma ou no máximo duas respostas na mesma sondagem.

Os resultados da sondagem podem ser acompanhados depois de cada votação.

A sondagem ficará aberta por um período de 5 dias e após esta data os resultados serão fechados.

Notas do S.TO.P.:

1. Face a outras sondagens semelhantes em que a participação foi apenas de cerca de 1 500 pessoas e posteriormente o impacto/adesão dessa greve não foi significativa, o S.TO.P. só terá como referência o resultado desta sondagem se houver pelo menos 4 000 participantes (para tentar ser mais representativo).
2. Como é público, o S.TO.P. avançou e continuou a greve às avaliações em 2018 até ao fim porque além das sondagens dinamizadas pelos bloguers docentes (muito participadas), também vimos que (apesar das calúnias/ataques contra o S.TO.P.) efetivamente houve nas escolas significativa adesão dos colegas. Mais do que “cliques” anónimos em sondagens que, apesar de nos poderem dar pistas importantes, o que é realmente determinante é a adesão dos colegas nas escolas. Por isso, naturalmente, seja qual for a forma de luta mais votada, se ao fim dos primeiros dias dessa luta se constatar que não está a ter impacto/adesão significativa (e porque não queremos desmoralizar/destruir os colegas mais combativos em lutas infrutíferas/inconsequentes) convocaremos um novo plenário para avaliarmos a continuidade dessa luta. Mais uma vez será, coletiva e democraticamente, que decidimos avançar ou parar uma luta (e não meia dúzia de dirigentes sejam eles quais forem). Também aqui se vê, mais uma diferença fundamental, com todos os outros sindicatos na área da Educação. “

 

 

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.