A Comissão da ILC já o tinha dito no Parlamento e para quem se esqueceu, relembro o discurso final de Luís Braga que coloca os pontos nos ii
Veja o Vídeo aqui
Desta vez foi Mário Santos, da Sala dos Professores, que reforçou a ideia de que o Primeiro-Ministro mentiu no Parlamento ao afirmar que a recuperação dos 9a4m2d custa 600 milhões. Fica a sua dedução simples mas tremendamente eficaz…
Recorrendo ao Orçamento da Madeira (https://www.madeira.gov.pt/Portals/11/Documentos/OrcamentoRAM/PROPOSTA%20ORAM%202019.pdf), já em vigor, vemos que estão inscritos 4,7 milhões de Euros, por ano, para este efeito e para 6300 professores… ora no Continente são 110.000 professores…isto daria 82 milhões de Euros por ano (e não 600 como disse o sr. PM no Parlamento)… em 7 anos (aplicando a solução da Madeira) seria 574 milhões de Euros… convém dizer que este valor é ilíquido já que na realidade mais de 60% deste montante ficam do lado do Estado, entre descontos para IRS, CGA (subscritores e Estado) e ADSE, o que significa que esta reposição na carreira com a consideração do tempo congelado, custará ao Estado pouco mais de 200 milhões de Euros líquidos em 7 anos e não os 4200 milhões de Euros (600 por ano em 7 anos) com que o Sr. PM tentou enganar os portugueses.
A comunicação social anda demasiado calada sobre este assunto, o que não deixa de ser preocupante pois esta costuma estabelecer um certo equilíbrio entre o poder político e os cidadãos, ou pelo menos assim o gostam de afirmar…
600 milhões são uma mentira! E uma mentira é sempre como azeite, mais cedo ou mais tarde será desmascarada.
Fonte: Sala dos Professores
Fonte: Comregras