Início Educação Indisciplina | Regras e Encarregados de Educação

Indisciplina | Regras e Encarregados de Educação

9601
0

 

Algo bastante importante, que os alunos gostam e grande parte dos Encarregados de Educação, desconhecem…a falta de paciência da maioria dos Encarregados de Educação em serem Pais, omitem as regras na formação da criança e mais tarde adolescente.

As regras, são autoritárias, inquisidoras, não bastaram os anos do Salazarismo, não, não há regras!!!!!

Mas a verdade, por muito que magoe, há sim, há regras em tudo, porque quando surgir…um não, fora da bolha…depressão, frustração. A falta de educação e de respeito anda a dominar a nossa Sociedade de uma forma abismal.

Pelos meus anos de experiência, tenho vindo a observar, que 80% dos alunos, inicialmente têm dificuldades em cumprir “as regras”, porque desconhecem ou ninguém lhes explicou/ensinou a cumprir. O que torna irrelevante, a preocupação dos Pais se os conteúdos são todos dados num ano letivo e se não irão “coxos”, para os anos seguintes. Vou dar um exemplo, que se passou comigo: “Numa Escola X, tinha a Turma Y, ano 9º. Antes de me darem, a informação aprofundada da turma, fiquei contente, uma turma com 17 alunos, nos novos tempos, é maravilhosa, sentimos que poderemos dedicar bastante tempo aos alunos e desenvolver bastante trabalho e até mais direcionado para cada aluno. Mas após três exaustivas aulas, com a turma…descobri, que a turma era identificada, como a pior turma do 9º ano além da carência de conteúdos/conhecimentos dos anos anteriores. Para ajudar, o horário das aulas de matemática, os últimos blocos da tarde, à segunda e sexta (aqui tenho a agradecer ao “Iluminado”, que elaborou o horário, não estava de todo, a pensar nos alunos). Não me vou dispersar mais, só tenho a informar, que andei, um período e meio a ensinar aos elementos da turma qual o comportamento a ter dentro duma sala de aula. Infelizmente, foram necessárias muitas faltas disciplinares, muitas horas quietos, sentados direitos na cadeira, muito silêncio e muito discurso. Além das reuniões com o Encarregado de Educação e o Diretor de Turma, para explicar porque marcava faltas disciplinares aos seus Educandos. Ou seja, a aluna não explicava ao Encarregado de Educação, que depois do intervalo e no início da aula, avisada, que não se come dentro da sala de aula, com a professora a olhar para a mesma e a dizer, que não o faça…num gesto muito simples e na cara da professora mete a bolacha na boca! Outra aluna, não é no intervalo, numa casa de banho, ou nuns balneários da escola, que se deve pentear… é numa sala, onde tem a disciplina de matemática, que deve pentear o seu longo e belo cabelo e de preferência, arrastar a cadeira para trás, colocar a cabeça para baixo e escovar! Resumindo, consegui a partir da segunda metade do 2º Período, estar numa sala de aula, e pude ensinar e brincar com os meus alunos.”

Os alunos gostam de regras e gostam de autoridade, os alunos respeitam e gostam de professores, que “tenham mão” na turma.

Confesso, como professora que adora o que faz, ensinar e essencialmente transmitir conhecimento de uma forma lúdica, por vezes, custa-me muito, perder tanto tempo a “regrar” uma Turma, os Deveres do aluno, estão escritos, em todos os Regulamentos Internos do Agrupamento/Escola e a forma de educação, penso que vem de casa. Vivemos em Sociedade, se não lhe querem chamar regras, podemos chamar: valores éticos.

Viver numa Sociedade, onde a ostentação (refiro modelos de telemóveis, sapatilhas, roupas que, por vezes, vejo nos meus alunos) predomina, é mais importante, que a educação, sentido de respeito, solidariedade, justiça…enfim.

Xannax