Início Educação Graça Freitas sobre Covid-19 nas escolas: “Encerramento das salas é decisão do...

Graça Freitas sobre Covid-19 nas escolas: “Encerramento das salas é decisão do ministério da Educação”

1864
0

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite a existência de alguns casos e pequenos surtos nas escolas mas que as ocorrências têm sido tratadas diretamente, não existindo ainda um número global de alunos infetados, dado que as aulas começaram há poucos dias.

“Estamos a fazer o apanhado dessas circunstâncias”, disse Graça Freitas na habitual conferência de imprensa de balanço da Covid-19.

“Quando acontece apenas um caso, esse pode não ser apanhado na nossa grelha, mas pode fazer com que alguns contactos vão para casa”, afirmou a diretora-geral da Saúde, apontando que a situação é logo tratada pelas autoridades regionais ou locais responsáveis.

Ainda assim, Graça Freitas explica que o encerramento das salas “é uma determinação do Ministério da Educação e não da Direção-Geral”. Assim, a decisão de enviar profissionais presentes nas instituições ou os contactos próximos dos infetados para quarentena é uma decisão tomada pelo ministério.

No entanto, a diretora-geral da Saúde apontou que o início das aulas “tem sido bastante pacífico do ponto de vista do número de casos e do número de surtos”. “Há poucos casos relatados e quando existem surtos têm sido de pequena dimensão, o que tem permitido uma intervenção direcionada”, disse Graça Freitas, explicando que a decisão do ministério tem sido o encerramento da sala onde se encontra o aluno infetado, sendo que excecionalmente é encerrada uma área mais abrangente.

Jornal Económico