Início Educação Governo vai pagar propinas a dois mil jovens que queiram ser professores

Governo vai pagar propinas a dois mil jovens que queiram ser professores

19
0

É uma das medidas apresentadas esta sexta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, para minimizar a falta de professores e acabar com alunos sem professores durante longos períodos

O Governo vai pagar as propinas aos estudantes que ingressem em licenciaturas e mestrados em Ciências da Educação ou Ensino. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, esta sexta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros.

É uma das medidas apresentadas pelo ministro para fazer face à escassez de professores e acabar com o “drama” de alunos sem aulas por longos períodos de tempo. Ao todo, são duas mil bolsas de estudo para jovens que ingressem em cursos de licenciatura e mestrado na área do ensino. Não há critério para a atribuição destas bolsas, já que, como nota Fernando Alexandre, “podem abranger a quase totalidade dos candidatos”. “Não definimos um critério, porque este valor é até superior àquilo que são os candidatos atuais. Está acima, para atrair mais”, disse o ministro, adiantando que há disponibilidade do Governo para aumentar o número de bolsas se for necessário.

O Governo quer assim atrair mais jovens para a profissão docente e acelerar a formação de novos professores, para fazer face às aposentações. “Temos previsões de saída para a aposentação, mas não temos planeado um esquema de incentivos que venha garantir que estamos a formar a tempo de garantir a reposição da saída destes professores”, disse Fernando Alexandre, reconhecendo que “Portugal tem dificuldade de planeamento a longo prazo”.

https://cnnportugal.iol.pt/professores/educacao/governo-vai-pagar-propinas-a-dois-mil-jovens-que-queiram-ser-professores/20240614/666c5282d34ebf9bbb3ea093