Início Notícias Governo prometeu desinfecção de escolas mas só deu formação

Governo prometeu desinfecção de escolas mas só deu formação

1030
0

Autarca de Vila Franca de Xira mostrou-se surpreendido por não haver a prometida limpeza e desinfecção. Militares das Forças Armadas estiveram nas escolas mas apenas para ensinar como se faz.

A grande operação de limpeza e desinfecção que os Ministérios da Defesa e Educação anunciaram para as escolas secundárias não passou de acções de formação aos profissionais das escolas sobre como se protegerem e desinfectarem as suas escolas. Só em duas situações específicas foram feitas acções de desinfecção.

Uma situação que apanhou de surpresa o presidente de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita. Questionado pela CDU na última reunião pública do executivo sobre a forma como as escolas secundárias se estavam a preparar para o arranque das aulas presenciais, Mesquita foi pragmático, notando que a Força Aérea apareceu nas escolas mas apenas para dar formação e não para meter mãos à obra.

“Quando foram às escolas dar formação perguntei pela desinfecção e o que me disseram foi que o que está previsto é apenas dar formação. Fiquei surpreendido. O Ministério da Educação veio dizer aos agrupamentos que a desinfecção não era uma necessidade e que importante era saber como fazê-la caso fosse necessária”, lamentou.

O Governo anunciou dia 29 de Abril que foram criadas mais de 80 equipas no seio das Forças Armadas para proceder, nas semanas seguintes, a uma operação alargada de desinfecção de 520 escolas secundárias de todo o país. Mas até hoje os dois ministérios constataram que apenas duas escolas foram desinfectadas. Nas restantes foi considerado que a operação não seria necessária por estarem encerradas há mais de dois meses.

Perante a estranheza da situação Alberto Mesquita diz que a câmara irá tomar as rédeas da situação e realizar as desinfecções que sejam solicitadas pelas escolas. Muitos agrupamentos optaram por implementar mecanismos reforçados de higienização dos espaços, com criação de corredores específicos, disponibilização de gel desinfectante e uso obrigatório de máscara no interior das escolas.