Início Notícias Fenprof pede encerramento de todas as escolas

Fenprof pede encerramento de todas as escolas

817
0

Um dia concorda, outro dia discorda! Ontem na Sic disse que os conselhos do CNSP era ajustada, fechar caso a caso, hoje deve ter sido aconselhado pelos seus “chefes” a remediar a opinião! De qualquer forma é de saudar a mudança de opinião, uma vez que está longe da realidade diária pelo menos que oiça os professores!


O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, pediu, nesta quinta-feira, o encerramento de todas as escolas do país, com receio da propagação do novo Covid-19.

Mário Nogueira começa por pedir «uma palavra de respeito» perante a situação vivida actualmente, dizendo que é essencial a ajuda de todos na sua resolução. Na conferência de imprensa desta tarde, reforça ainda que «as pessoas têm um papel fundamental na ajuda à superação deste problema, até pelo papel que desempenham na escola e na sociedade».

De seguida, sob a «perspectiva da educação, não da saúde», assume de imediato que o ideal seria o «encerramento de todas as escolas», esclarecendo que se baseia no interesse da escola pública, dos professores, da organização e do funcionamento da escolas.

O responsável reconhece também que existem outros critérios e interesses colectivos mais abrangentes a ser tidos em conta, nomeadamente na área da saúde pública, mas garante, «não temos dúvida nenhuma que o encerramento total de escolas vai acontecer».

Mário Nogueira ressalva apenas que não sabe quando será o momento, uma vez que tal depende «de outra especialidade», a da saúde, frisando que «não nos compete a nós» dizer quando devem encerrar, uma vez que a «decisão não é só na nossa perspectivava». Mas, se fosse, as escolas encerrariam de imediato.

O director da Fenprof defende ainda que «é muito difícil ter uma aula a funcionar, quando não existe tranquilidade para que a mesma prossiga».