Início Notícias #EstudoEmCasa: todos aprendem…até os professores

#EstudoEmCasa: todos aprendem…até os professores

1210
0

Com a pandemia do COVID-19 a encerrar as escolas em todo o país, milhares de alunos e professores fizeram de casa uma sala de aula. A 20 de abril a RTP Memória ocupou os ecrãs com a telescola, uma ferramenta de ensino à distância. A telescola intitulada #EstudoEmCasa tem sido uma ajuda para as escolas transmitirem os conteúdos referentes ao 3º período.

O sistema é uma novidade tanto para alunos como para professores, que agora dão aulas em frente a câmaras, sujeitos a todas as críticas. Ao todo são 50 os profissionais que foram convidados. Os alunos aprendem os conteúdos e os professores aprendem a ensinar para a televisão.

A TV Mais falou com três dos professores envolvidos na telescola e todos foram unânimes: 30 minutos por aula é pouco tempo para lecionar a matéria prevista. Admitem ainda que as aulas demoram vários dias a preparar e que aqueles “30 segundos finais na sala de aula” agora “fazem muita falta”.

Veja também:   Marcantónio del Carlo e Iolanda Laranjeiro esperam Simone em isolamento

Mas tem sido a inexperiência dos professores em frente às câmaras que coloca a telescola nas bocas do mundo (literalmente). Nas redes sociais circulam vários vídeos de situações concretas e que colocam em causa a prestação dos docentes. Um até já atravessou fronteiras e foi parar ao instagram de Ellen Degeneres.

A pandemia do novo coronavírus não trouxe apenas novos ritmos de aprendizagem para os estudantes. Os professores também têm sido vítimas da solução encontrada para terminar o ano letivo.

Fonte: Mais Televisão