João Costa, secretário de Estado da Educação, pediu aos encarregados de educação para não interromperem as aulas à distância. «Colabore», começa por dizer numa mensagem deixada na rede social Facebook, na véspera do arranque da telescola para 850 mil alunos.
«Os professores estão a trabalhar como nunca, com meios e metodologias completamente novos. As aulas são para os alunos. Não interrompa. Não comente. Não chame o seu filho a meio da aula. Construa a autonomia e não faça por eles», prossegue, lembrando que não compete aos pais serem professores «ainda que se sinta invadido de trabalho». «Não são TPC«s, são os trabalhos normais da escola. E há tempo para ir ajustando.»
«O professor do seu filho está a dar o seu melhor e precisa de apoio e respeito», sublinha. «Nas crises,a colaboração é essencial. Adopte uma atitude construtiva e seja parte da autonomia e responsabilidade do seu filho.Somos todos responsáveis por todos. Obrigado», remata.
Recorde-se que as escolas estão encerradas desde 16 de Março, quando o Governo decidiu suspender todas as actividades lectivas presenciais, e os alunos trocaram a sala de aula por um espaço na sua casa e passaram a ter aulas online e a receber os trabalhos por e-mail ou pelo correio. O terceiro período arrancou a 14 de Abril.
Fonte: ExecutiveDigest