As escolas começaram esta quarta-feira a reabrir na Dinamarca, após um mês de encerramento devido à pandemia da covid-19, noticiou a agência France-Presse (AFP).
É o primeiro país europeu a reabrir creches, jardins de infância e escolas primárias, depois de, em 12 de março, terem sido instauradas restrições para combater a epidemia.
No entanto, as aulas foram apenas retomadas em metade das comunas (municípios) dinamarquesas e em 35% dos estabelecimentos de ensino em Copenhaga, tendo os restantes pedido mais tempo para se adaptarem às regras de segurança sanitária em vigor. Todos os estabelecimentos de ensino deverão reabrir até 20 de abril.
A pandemia da covid-19 já causou mais de 126 mil mortos e infetou quase dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, sendo atualmente os Estados Unidos o país com maior número de mortos (25.239) e de infetados, com quase 600 mil casos confirmados.
O continente europeu, com mais de 996 mil infetados e mais de 84 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 21.067 óbitos e mais de 162 mil casos confirmados.
Em Espanha, as autoridades sanitárias apontam 18.056 mortos e mais de 172 mil casos de infeção. Portugal regista 567 mortos e 17.448 casos de infeção confirmados.