Início Educação Educação Moral. Disciplina é “o único contacto” de muitos jovens com a...

Educação Moral. Disciplina é “o único contacto” de muitos jovens com a fé

16
0

https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2024/07/06/educacao-moral-disciplina-e-o-unico-contacto-de-muitos-jovens-com-a-fe/385305/

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) destacou este sábado, no Centro Catequético, em Fátima, que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é para muitos jovens o único contacto que têm “com a dimensão da fé”.

“Para toda uma nova geração o contacto, muitas vezes o único que tem com a Igreja, com a ideia de Deus, com a fé é na escola com a disciplina de EMRC”, afirmou D. António Augusto Azevedo.

O responsável lembrou aos cerca de 50 responsáveis dos secretariados diocesanos de EMRC, reunidos para um encontro que avalia o ano escolar, que o papel das disciplina nas escolas não passa por levar “uma visão proselitista”, mas antes “apresentar o cristianismo, a novidade da fé”, para “permitir que os mais novos entrem em contacto, experimentem esta proposta em diálogo com as ciências, a cultura e a arte”.

Disciplina de Educação Moral perdeu mais de 122 mil alunos em dez anos

Disciplina de Educação Moral perdeu mais de 122 mil alunos em dez anos

Escola pública tem perdido alunos e há uma erosão (…)

Ver mais

D. António Augusto Azevedo alertou que, “por vezes, a própria Igreja anda desligada da importância da EMRC e da própria escola na formação dos mais novos”.

“Precisamos de revalorizar a escola e a presença dos professores de EMRC deve ajudar neste desejo”, referiu

Segundo o também bispo de Vila Real, este “é um tempo de viragem”, onde a escola “se encontra numa encruzilhada”, pedindo assim “um novo impulso”.

“O Papa fala-nos da ‘emergência educativa’ para nos despertar. Não podemos ficar na mera repetição e rotina. É importante que a EMRC contribua para a renovação da escola”, apelou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.