Tenho vindo a fazer apelos para que o Governo avance com medidas concretas de contenção do Covid-19, nomeadamente fechando escolas.
Como se sabe, ou pelo menos deveria saber, as escolas são locais naturalmente propícios a enormes propagação do vírus, nelas circulam, diariamente, milhares de alunos e professores.
Não é por acaso que no inverno as turmas costumam ter reduções de alunos e já se sabe que, quando há um aluno doente, rapidamente os outros irão estar e então durante um mês temos sempre um ou outro que faltam.
Se amanhã o governo decretar o fecho das escolas o que a sociedade deverá perceber é que a medida é única e exclusivamente por causa do vírus, não são férias, nem folgas, nem layoff.
Então, perante esta medida, drástica mas necessária, o que se deve fazer é permanecer na própria habitação, durante o período de quarentena, saindo apenas quando houver uma extrema necessidade para o fazer, caso contrário o foco da propagação passará das escolas para os centros comerciais ou para os parques onde todos irão em período de quarentena.
Não é isso que se quer com a medida!
Faço aqui um apelo necessário, contenham-se nas saídas no caso das escolas fecharem!
É importante termos esta consciência cívica independentemente de crenças, religiões ou partidos!
Alberto Veronesi