Podemos, com estes estudos, relacionar a indisciplina com as aulas expositivas?
A Irlanda e Portugal apresentam um padrão inverso ao dos outros países referidos: o envelhecimento dos docentes corresponde a uma presença mais acentuada de indisciplina, particularmente em Portugal, onde os professores acima dos 50 anos reportam níveis muito baixos de disciplina.
Em Portugal, os professores estão muito acima da média no que se refere ao tempo utilizado a dar aulas expositivas (dados de 2012). Entre estes países, apenas na Irlanda dizem fazê-lo ainda mais. Relativamente às aulas práticas e de projecto, nas quais o aluno tem uma participação mais activa, tanto Portugal como a Irlanda apresentam indicadores abaixo da média dos países que participam no TALIS.
A Dinamarca é um dos países onde o índice de actividades centradas em aulas práticas e projecto é mais elevado. Também em Espanha os professores dizem ser mais práticos do que teóricos.
É interessante verificar que não há grandes diferenças entre os grupos etários; e os professores tendem a seguir, dentro do seu país, as metodologias adoptadas pelos colegas na sala de aula.
SUTEB