Início Notícias DGS mantém em funcionamento escolas com casos de Covid-19

DGS mantém em funcionamento escolas com casos de Covid-19

26408
0

As regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) preveem que uma escola com alunos identificados como contactos de risco podem permanecer abertas. Só recomendam que fiquem em quarentena «os alunos da turma/auxiliares/professores identificados como contactos próximos com alto risco de exposição ao vírus», noticia a “Sábado”, citando fonte oficial da DGS.

Numa resposta escrita enviada à revista aquela fonte da DGS indica que «só os alunos que foram considerados contactos próximos de alto risco de exposição ao vírus é que devem ficar em isolamento», admitindo que, «tratando-se de um menor, um dos encarregados de educação/progenitor poderá ficar no domicílio por assistência à família». Quer isto dizer que, os outros membros do agregado familiar do contacto de risco não são obrigados a cumprir o isolamento profilático de 14 dias, escreve a “Sábado”.

Por sua vez, o estabelecimento de ensino «deve activar o seu plano de contingência e encaminhar o aluno para a sala de isolamento até ser encaminhado para avaliação clínica», adiantou ainda fonte oficial da DGS à “Sábado”.

Portugal regista, pelo menos, 1.528 óbitos associados ao novo coronavírus e 38.841 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da DGS.

Neste momento, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infectou mais de 8,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, revela o último balanço da agência “France-Presse”, feito a partir de dados oficiais.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fonte: Executive Digest