Início Educação Conselho Consultivo de alunos criado na Direção-Geral da Educação

Conselho Consultivo de alunos criado na Direção-Geral da Educação

88
0
1. Alunos participam em reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação.
2. Trabalhar a cidadania na escola e o que é ser jovem cidadão foram os temas escolhidos pelos alunos.
3. Este conselho consultivo integra alunos de 66 Agrupamentos de Escola/Escolas Não Agrupadas.
A Direção-Geral da Educação (DGE) passará a integrar alunos na reunião mensal de dirigentes. O objetivo é ouvir a voz aos alunos, responder a questões, receber sugestões e discutir propostas no âmbito da competência da DGE.
Este conselho consultivo integra 66 Agrupamentos de Escola/Escolas não Agrupadas, que durante o ano letivo vão reunir-se com a DGE para abordarem temas que escolherem.
A primeira sessão realizou-se esta segunda-feira, dia 20 de novembro, com a participação online dos alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, de Monte Abraão, Queluz e da Escola Secundária de Cascais e teve como temas “Trabalhar a Cidadania na Escola” e “A Cidadania Ativa – o que é ser jovem cidadão?”
O Ministro da Educação, João Costa, participou neste primeiro encontro, que concretiza um objetivo antigo da tutela. “Durante décadas trabalhámos o currículo deixando sempre os alunos fora do processo de construção curricular. Desde 2016, quando introduzimos as alterações no nosso currículo, quisemos sempre ter painéis de alunos a participar em sessões de discussão, mas não tínhamos dado este passo de institucionalizar a voz dos alunos nos processos de decisão política”, sublinhou o governante.
Com esta iniciativa pretende-se estimular uma participação ativa das crianças e jovens nas suas escolas, nas suas comunidades e um maior envolvimento cívico e democrático.
É fundamental que as nossas crianças e jovens conheçam as instituições, as suas competências e que participem ativamente nos processos de decisão em matérias que lhes dizem respeito.