Início Educação COMUNICADO e MINUTA DA ATA sobre a Assembleia Geral de Sócios Extrordinária...

COMUNICADO e MINUTA DA ATA sobre a Assembleia Geral de Sócios Extrordinária S.TO.P. de 30 de setembro de 2023

87
0
Cara/o associada/o,
Ontem, 30 de setembro de 2023, em Coimbra, realizou-se a maior Assembleia Geral de Sócios (AGS) do S.TO.P de sempre. Nesta AGS, apesar de toda a contrainformação, participaram mais de 250 associados de norte a sul do país, o que torna esta AGS, muito provavelmente, a maior AG presencial de todos os sindicatos na área da Educação nos últimos anos, demonstrando a vitalidade e determinação dos sócios do S.TO.P. em definir democraticamente o futuro do seu sindicato.  A título de exemplo, a última assembleia geral do maior sindicato de professores também em setembro de 2023 (com mais de 40 anos de existência) contou com a presença de 60 associados.

Esta AGS demonstrou que, ao contrário do que se observa na larga maioria de outros sindicatos, os sócios são quem, verdadeiramente, controla o sindicato. Estes, constatando a fratura/divisão entre os membros dos corpos gerentes do S.TO.P., tomaram nas suas mãos a resolução daquela. Mobilizaram-se, requerendo a realização desta AGS para a destituição dos corpos gerentes, de forma a permitir uma clarificação democrática dos projetos sindicais distintos que possam existir. Mobilizaram-se para a maior AGS de sempre, sem paralelo nos anos recentes de todo o sindicalismo, para salvaguardar e defender o S.TO.P. dos ataques externos, que pretendem amestrá-lo e torná-lo inofensivo, e, concomitantemente, enfraquecer a luta dos Profissionais da Educação, por uma Escola Pública de excelência.

Nesta AGS, cumprindo todos os requisitos estatutários e legais, votaram a favor da destituição dos corpos gerentes eleitos a 30 de março de 2022 (Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal), 95,2%, 95,6% e 96,4% respetivamente, superando de forma esmagadora os 2/3 de votos dos sócios presentes que os estatutos do S.TO.P. exigem para se efetuar a destituição dos corpos gerentes.

Consequentemente, e como previsto pelos estatutos, ocorrerão, no prazo de 60 dias, novas eleições para os corpos gerentes. Até às próximas eleições, e cumprindo os estatutos, a Assembleia Geral permitiu que os sócios se organizassem para se candidatarem para Comissões Provisórias aos três órgãos, apresentando-se uma única lista que foi eleita para as Comissões provisórias da Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal, com 96,9%, 98,2% e 96,2%, respetivamente. Às comissões eleitas foi dada posse imediata pela mesa da AGS Extraordinária.

Nesta importante AGS também se discutiram formas de luta para continuarmos a defender uma Escola Pública de qualidade para todos que lá trabalham (e estudam), que serão discutidas e sufragadas numa próxima reunião das comissões sindicais e de greve.

Os sócios do S.TO.P. foram inequívocos: não nos param e NÃO PARAMOS!

Encarregou-nos a Presidente da Assembleia Geral de Sócios Extraordinária de vos enviar a minuta da ata da Assembleia de Geral de Sócios de 30 se Setembro de 2023 que segue em anexo.


NOTA IMPORTANTE
: os sócios têm recebido e-mails não oficiais do S.TO.P. que se traduzem num uso abusivo da base de dados do S.TO.P., pelo que não se lhes deve conceder qualquer validade. Pode qualquer sócio responder a esse e-mail solicitando o fim do uso indevido do seu endereço de e-mail. A direção agora empossada avaliará da possibilidade de recorrer judicialmente para impedir este tipo de abuso.

Os canais oficiais do S.TO.P. são o Facebook e os e-mails: [email protected][email protected][email protected][email protected]

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Atenciosamente,
André Pestana – Coordenador do S.TO.P
—–
Sindicato de Todos os Profissionais de Educação