Início Educação Ano lectivo arranca com mais duas mil vagas no pré-escolar

Ano lectivo arranca com mais duas mil vagas no pré-escolar

250
0

As escolas têm este ano mais duas mil vagas para os alunos do pré-escolar, anunciou o ministro Tiago Brandão Rodrigues, em entrevista à Agência Lusa, avançando que abriram mais 80 salas nas zonas onde há mais procura. “Nós sabemos que a frequência da educação pré-escolar de qualidade, pelo menos durante um ano, é um grande influenciador para que todo o percurso educativo possa ser um sucesso”.

 

Para este ano que agora começa o plano era abrir mais 50 grupos de pré-escolar, mas a tutela “conseguiu abrir mais 80” salas, que equivalem a “mais de duas mil vagas”. Segundo Brandão Rodrigues, as vagas situam-se nas regiões onde existe mais procura, ou seja, nas zonas urbanas de Lisboa e do Porto, mas também nas regiões “sujeitas a grandes levas migratórias internas”.

O ministro explicou que alguns concelhos do país têm sofrido, de um ano para o outro, flutuações migratórias que obrigam à oferta de mais “200 ou 300 vagas”.

Na semana passada, novos dados revelaram uma redução do insucesso e este ano voltou a baixar também a percentagem de alunos que abandona a escola antes do tempo, lembrou. Se no ano passado, o abandono precoce atingiu os 8,9%, no primeiro semestre do ano baixou para os 6,5%, recordou o ministro, sublinhando que “cada 1% são dezenas de milhares de crianças e jovens”.

Estes 6,5% de jovens que ainda abandonam a escola são “os mais vulneráveis social e economicamente”, mas também as crianças da educação inclusiva. “Agora temos de trabalhar. Temos de trabalhar com os migrantes, com as minorias étnicas, mas também com todos aqueles que potencialmente não encontram na escola a resposta que os leva a ficar”, defendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.