Um grupo de 50 alunos e cinco professores, da Escola Secundária de Penafiel, regressou na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, de Itália, tendo causado alarmismo na população local devido aos mais de 500 casos de coronavírus detetados naquele país.
Os alunos viajaram para o norte do país na sexta-feira da semana passada, dia 21 de fevereiro, altura em que eram poucos os casos infetados com o covid-19. Regressaram a Portugal na quarta-feira e, por recomendação da escola e da delegação de saúde local, vão ficar em casa até à próxima segunda-feira.
De acordo com Vítor Leite, diretor da Escola Secundária de Penafiel, a medida adotada foi “para evitar alarme”, garantindo que “nenhum dos alunos nem dos professores apresentam sintomas”.
Para além desta medida, foi também aconselhado a todos os alunos e professores que “sigam as recomendações da Direção Geral de Saúde”.
Na próxima segunda-feira, dia 2 de março, esta prevenção será levantada, caso não exista recomendações a indicar o contrário. “Vamos continuar a seguir o que a Direção Geral de Saúde aconselha”, sublinhou Vítor Leite.
Fonte: AVerdade