Ao contrário das expectativas, os centros de atividades e tempos livres (ATL) do município de Lisboa que recebem alunos do ensino básico, dos 6 aos 12 anos, já não vão reabrir a partir da terceira fase de desconfinamento, no próximo dia 1 de junho.
A confirmação chegou por parte da Câmara Municipal de Lisboa e de várias juntas de freguesia da cidade. Ao “Jornal de Negócios”, citado pela “TSF“, as entidades afirmam que nem o governo nem a DGS emitiu recomendações e as instituições continuam a aguardar mais diretrizes para saber se poderão receber miúdos do ensino básico.
A Câmara de Lisboa afirma que as juntas de freguesia receberam apenas instruções para abrir os ATL de crianças do pré-escolar, até aos 5 anos. Não houve, portanto, orientações “do ministério para abrir para o ensino básico, porque os alunos ainda estão a ter aulas, que seriam em horário sobreposto às atividades dos ATL”.
Em resposta ao “Jornal de Negócios”, o Ministério da Economia explicou ainda que as decisões sobre a abertura os centros de atividades e tempos livres “devem ser conhecidas em breve”, enquanto a DGS explica que ainda estão a ser avaliadas as orientações específicas de reabertura dos locais.
A Associação Nacional de Freguesias alertou também que a maior parte dos ATL que recebe miúdos dos 6 aos 12 anos não vai abrir na próxima segunda-feira, 1 de junho, devido a “dificuldades em manter o funcionamento ou falta de adesão das crianças, que permanecem em casa”.
Fonte: NIT