A Escola Básica da Chainça tem atualmente três turmas em isolamento devido a casos positivos de Covid-19. Ao mediotejo.net, o diretor do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes, Alcino Hermínio, refere ainda a existência de uma quarta turma em isolamento na Escola Dr. Manuel Fernandes devido a um contacto com um dos casos da primeira escola.
“A situação está a ser acompanhada com todo o cuidado pelas autoridades de saúde, pela direção do Agrupamento e pelo coordenador do estabelecimento”, explana ao mediotejo.net Alcino Hermínio, que refere a existência de casos de infeção por Covid-19 na Escola Básica da Chainça.
Numa situação que levou, gradualmente, desde a semana passada até ao dia de hoje, ao isolamento de três turmas, o diretor do Agrupamento de Escolas N.º2 refere que os casos detetados são em alunos, encontrando-se essas mesmas turmas com aulas à distância.
No entanto, e por “uma questão de precaução”, esta quinta-feira, 7 de outubro, está prevista uma testagem “a todos os alunos, a todos os profissionais que prestam serviço na escola, por uma questão de identificar outros casos e serem tomadas medidas adequadas”, revela Alcino Hermínio.
ÁUDIO | Alcino Hermínio, diretor do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes
Ao nosso jornal, o responsável deu ainda conta de que, como “efeito dominó” da situação da Chainça, há ainda uma turma do 5.º ano da Escola Dr. Manuel Fernandes que está em isolamento “porque um dos seus alunos é irmão de um aluno da Chainça que testou positivo”.
Sublinhando que as decisões de isolamento das turmas “são sempre do delegado de saúde”, o diretor do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes lembra que neste novo ano letivo estão a ser seguidas, à semelhança do ano transato, todas as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Ministério da Educação, e que, apesar de deliberado pelo Governo a não obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços ao ar livre dentro das escolas, “continuamos a fazer essa recomendação, porque quando os alunos se aglomeram ela é essencial”.