A última bolacha do pacote é sempre a mais valiosa.
A expressão é usada de forma idiomática e muitas vezes com sarcasmo. Ela refere-se ao que uma pessoa altamente egocêntrica pensaria de si mesma. Basicamente, significa que alguém se considera a pessoa mais importante ou a melhor escolha em um grupo.
Quando um partido político, em defesa das suas políticas se julga a “última bolacha do pacote” e faz acordos e vota de diferente forma na Assembleia da República, começa a perder o seu valor.
Por outro lado, a “ última bolacha do pacote” pode ser consumida e absorvida pela receita de outra bolacha, e vai fazer brilhar a receita da outra bolacha, deixou de ser “a última bolacha “ do pacote para ser mais uma bolacha dentro do pacote, uma bolacha normal.
A situação política atual faz lembrar o que foi referido, um partido que por três vezes assumiu que votaria na assembleia da república ao lado do governo, mas não foi o que aconteceu,
Esse partido político, resolveu apoiar o adversário do Governo, uma espécie de reviravolta dramática, sendo aprovadas as propostas da oposição e não as propostas do Governo.
Se por um lado, a “ última bolacha do pacote” se andou a queixar que ninguém a queria na campanha eleitoral, aparentemente estaria infectada com algo.
Neste momento o adversário do governo quer a “ última bolacha “ do pacote junto de si, como uma arma de arremesso para atirar ao Governo e poder dizer:
- Toma lá…..
Esta atitude infantil pouco dignificante é o lamentável espetáculo a que o Povo Português está assistir.
Em conclusão, quando alguém se acha a “última bolacha do pacote”, está convencido que é a melhor opção disponível, como se fosse insubstituível ou superior aos outros.