Início Educação A sondagem

A sondagem

71
0

 

 

O objetivo de uma sondagem é o de recolher informação acerca de uma

população selecionando e observando um conjunto de elementos dessa

população.

O que é uma sondagem?

Estudo científico de uma parte de uma população com o objetivo de estudar atitudes, hábitos e preferências da população relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos de interesse comum.

Como se faz uma sondagem?

Como é difícil, por questão de tempo e dinheiro, perguntar a toda a população determinada questão, existe um conceito,  amostra, uma parte da população. 

A escolha da amostra é muito importante para se obter dados fiáveis , esses dados são chamados de parâmetros.

A importância da escolha de uma amostra representativa deve ser alvo de algum cuidado, deve ter em conta, a idade, gênero e percentagem de eleitores que votaram.

Se uma amostra não for representativa da população portuguesa, iremos obter dados enviesados. 

No inquérito foi realizado pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena1 e Público entre os dias 6 e 15 de julho de 2023. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal, após a consulta da ficha técnica, podem ser identificados alguns erros na escolha da amostra: 

O parâmetro gênero não é representativo, porque a população portuguesa tem cerca de 52 % mulheres , e 48 % de homens, se foram entrevistados, 45% inquiridas mulheres e 55 % de homens, tendo em conta a representação geográfica e a faixa etária, esta amostra não é representativa, não podendo por isso dar resultados fiáveis.

A  sondagem cujo trabalho de campo decorreu entre os dias 13 e 28 de maio de 2023. Foi coordenada por uma equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTEIUL), tendo o trabalho de campo sido realizado pela GfK Metris, já tem nos seus dados, uma mostra representativa:  46,7 % de homens e  53,1% de mulheres. 

Fornece os dados das faixa etária entrevistada e o grau de instrução. 

Esta pequena reflexão é importante para quem quer transformar dados em conhecimento, porque devemos ter espírito crítico e de análise relativamente às fichas técnicas das sondagens, porque podemos estar a manipular a opinião pública e a questionar uma realidade que não existe.

Elisa Manero