https://observador.pt/especiais/857-dos-alunos-conseguiram-lugar-no-ensino-superior-
Entraram 49.963 alunos na primeira fase de acesso ao Ensino Superior. O número é 1,1% acima do registado em 2023. De quase 60 mil candidatos, 85,7% ficaram já colocados.
Focando unicamente no número de alunos que viram a sua candidatura ser aprovada na primeira fase (49.963), trata-se do número mais elevado desde 2020, ano em que 50.964 alunos foram admitidos nesta fase. E mesmo a percentagem de candidatos já admitidos (85,7%) supera a do ano anterior, que se ficou pelos 84%.
À semelhança do ano anterior, também se verificou uma quebra no número de candidatos ao Ensino Superior. Foram 58.301 candidatos, menos 772 face ao ano anterior, o que explica em parte o aumento da taxa de colocados. Ou seja, menos candidatos às Universidades e Politécnicos leva a uma maior percentagem de colocados, porque o universo é menor.
Do total de alunos já colocados, 56% ficaram na sua primeira opção (tal como em 2023). Colocados na sua segunda opção ficaram 21% (em 2023 foram 20%) e na terceira opção 11% (tal como no ano anterior).
Contas feitas, de um total de seis opções a preencher aquando da candidatura ao Ensino Superior, 87,8% dos alunos ficaram colocados nas três primeiras — em 2023 eram 87% nesta situação.
Segundo os dados Ministério da Educação, Ciência e Inovação, foram colocados 1.655 estudantes que beneficiam de escalão A de ação social escolar. E houve ainda um aumento de alunos colocados portadores de deficiência: 214 estudantes, mais 19,6% do que em 2023. Verificou-se ainda um aumento de 10,4% do número de colocados no contingente prioritário para lusodescendentes e emigrantes e seus familiares (num total de 402 estudantes).
Os candidatos ao Ensino Superior que ficaram colocados estarão, por esta altura, a receber mensagens ou emails com a boa-nova — processo demorado que segue uma determinada ordem, pelo que nem todos os colocados serão informados ao mesmo tempo. Os resultados estão no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) desde a meia-noite deste domingo, 25 de agosto.
Mas o concurso de acesso ao Ensino Superior não fica por aqui. No mesmo dia em que têm início as matrículas e inscrições dos colocados na primeira fase nas instituições universitárias, abre a candidatura à segunda fase do concurso de acesso. Os interessados têm sete dias úteis para se candidatar (de 26 de agosto a 4 de setembro), sendo que têm à disposição 4.996 vagas de sobra. Os resultados serão divulgados a 15 de setembro, de acordo com o calendário da DGES