Início Educação Usaste, sujaste, limpas no final

Usaste, sujaste, limpas no final

2362
0

Andamos pelas redes sociais e temos visto comentários completamente descabidos à medida de colocarem os alunos a limpar o espaço que usaram!

Ora, achamos que ninguém está com intenções de colocar os alunos a fazerem serviço de limpeza geral nas escolas, para isso existe pessoal qualificado para o fazer!

Parece-nos uma medida totalmente ajustada, e que deve permanecer como regra, por uma razão ampla, respeito pelos outros e por eles.

Percebo que os alunos não entendam as salas de aulas como seu espaço de trabalho, não têm esse sentido de “pertença” este síndrome agrava quanto mais velhos forem.

Mas é importante que percebam que aquele espaço que ocupam na escola, seja na sala seja no resto dos edifícios são de quem os usa, portanto, se usas, sujas no fim terás de limpar.

Não vem mal ao mundo se começarmos a adotar este sistema não como castigo ou penalização por mau comportamento mas algo que os deve orgulhar!

Não é isto cidadania?

Respeitar os espaços que usamos e no final do seu uso cada um limpa a sua parte, querem mais pedagógico e comunitário que isto?

Claro que a função das Auxiliares não deixa de ser a limpeza geral no final do dia, mas isso não impede que incutamos esta regra social!

O que interessa abordar estes temas em sala, se depois ninguém pratica?

Que melhor local para praticar que o próprio onde se adquire esse tipo de conhecimento?

Os comentários que temos lido no FB contra a adoção desta medida têm sido de tal forma que nos leva a pensar que de facto pagaremos bem caro aquilo que estamos a educar!

Somos pais e professores e não exigimos mais aos nossos alunos que aos nossos filhos e por conseguinte apoiamos esta medida para todo o sempre e não só em tempos pandémicos.

Não teremos qualquer problema que as escolas dos nossos filhos os façam higienizar as suas áreas de trabalho, uma vez que em casa as exigências são ainda maiores!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.