Início Importados - Educação Um regresso sem rosto. As regras e os problemas da reabertura de...

Um regresso sem rosto. As regras e os problemas da reabertura de creches e jardins de infância

1890
0

reabertura das creches e jardins de infância, a partir do dia 18 de maio, e dos centros de atividades e do ensino pré-escolar, a 1 de junho, vai colocar desafios e dificuldades nunca antes colocados ou vividos por crianças, pais e educadores. Dada a importância do contexto escolar para o desenvolvimento infantil, o psicólogo clínico e forense Mauro Paulino defende, por isso, que qualquer decisão deve “estar suportada em recomendações técnico-científicas – e não em medidas avulsas, de quem pouco ou nada sabe sobre crianças, e com potencial prejuízo para estas”.

QUEM TEM DE USAR MÁSCARA NAS CRECHES?

Segundo o Artigo 13.º-B do Decreto-Lei nº 20/2020, o uso de máscaras ou viseiras é obrigatório para o acesso ou permanência nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos.

E AS CRIANÇAS, TÊM DE USAR?

As maiores de seis anos têm de usar máscara ou viseira. As que têm menos dessa idade não. A Academia Americana de Pediatria recomenda, aliás, que crianças com menos de dois anos não devem usar máscara, pois as vias respiratórias estão em desenvolvimento e, por isso, o risco de sufoco é elevado. A psicóloga clínica Filipa Jardim da Silva adverte que, segundo as investigações realizadas, “no limite, a criança até pode ficar mais exposta ao vírus, porque o uso da máscara pode-lhe causar impressão e estar constantemente a mexer no rosto sem lavar as mãos”.

Ler mais…

Fonte: Expresso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.