Início Importados - Educação Último dia de aulas…

Último dia de aulas…

1178
0

Último dia de aulas do ano letivo mais estranho, mais desafiante e menos motivante de todos os que vivi até hoje.

Geralmente, no último dia de aulas, além do cansaço que sinto graças ao descontrole de decibéis de duas dezenas (e tal) de crianças pela excitação da aproximação das férias, tenho uma sensação de dever cumprido que me enche o coração; de mais um ano letivo que passou, em que ensinei e aprendi com as crianças que fizeram parte dos meus dias durante mais de 9 meses. E com a sensação que me sabe bem uma folga da energia infindável dos gaiatos, mas a certeza também de uma saudade que me leva a ansiar voltar a vê-los, abraçá-los e senti-los, algures em setembro.

Hoje não sei o que sinto. É um vazio, uma incerteza… Se por um lado estou estoirada e farta do computador e do zoom até à ponta dos cabelos, por outro ficou tanto por fazer! Ninguém escolhe esta profissão para estar enfiada em casa, horas e horas seguidas em frente a um computador. Ninguém opta por corrigir trabalhos via e-mail e esclarecer dúvidas por escrito. Professor nenhum sente motivação em explicar um conteúdo aos alunos sem se levantar da cadeira para ver o que estão a fazer, para apontar o erro, para elogiar o sucesso e para pegar na mão deles para os ajudar a melhorar, se for preciso. Ninguém… e eu não sou exceção.

Não tenho qualquer dúvida de que eu, os pequenos e os pais dos pequenos nos esfalfámos a trabalhar e que fizemos o melhor que nos foi possível e posso afirmar que o saldo é positivo. Mas… Então e agora? Então e depois? Dever cumprido… será? Setembro… será?! E como será?

Gosto de desafios, digo-o várias vezes. Deste desafio, não gostei.

Catarina Rodrigues in Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.