Início Notícias Telescola: mais de 400 mil pessoas viram a aula da professora Isa...

Telescola: mais de 400 mil pessoas viram a aula da professora Isa (e ela diz-se surpreendida)

5858
0

Mais de 30 anos após a última emissão da telescola, centenas de milhares de portugueses ligaram ontem a televisão para ver como se ensina pelo ecrã. Os alunos por terem a escola fechada e ser esta mais uma forma de manterem o contacto com a matéria. Os mais velhos por simples curiosidade, ou porque se transformaram também eles por estes dias em educadores e professores improvisados – sobretudo dos mais novos e que dificilmente têm autonomia para lidar com a educação à distância.

Fosse qual fosse o motivo, o facto é que a RTP Memória, o canal escolhido para passar as emissões diárias da iniciativa #estudoemcasa, tornou-se num sucesso de audiências. No dia de estreia e no momento em que atingiu o maior share – acima dos 20% -, mais de 400 mil telespetadores estiveram a ver o canal.

Aconteceu no período entre as 9h00 e as 11h00, quando a professora do 1º ciclo Isa Gomes deu a aula de Português para o 1º e 2º anos, a que seguiu a Hora da Leitura, ocupada com o conto “A casa da mosca fosca”. Seguiram-se as professoras Sandra Simões e Helena Frazão, com Português para o 3º e 4º anos.

“Foi surpreendente e gratificante. Não estava preparada para este impacto”, comenta a professora que dá aulas no Colégio Corte Real (Moita), um dos dois privados cujos docentes se aderiram à iniciativa do Ministério da Educação e a que se juntam mais seis escolas públicas.

Ao longo dia foram muitas as chamadas, as mensagens, os emails, as fotografias e os trabalhos que foi recebendo. Dos seus alunos e dos muitos mais que irão agora vê-la todas as semanas nas aulas de Português.

“Claro que há aspetos a melhorar e vamos todos tentar melhorar a preparação e a dinamização das aulas. Mas o feedback foi bastante positivo”, diz. “Não existe interação e é difícil estar a olhar e falar para as câmaras. Mas é importante percebermos que do outro lado estão mesmo alunos que nos estão a seguir. Os números mostram a grandeza deste projeto.”

Como Isa Gomes, mais 111 professores estão agora a gravar os conteúdos do 1º ao 9º ano que são transmitidos de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h50. Não tiveram formação além de uns conselhos gerais sobre como olhar para a câmara e as gravações são feitas sem rede: não há teleponto e grava-se de seguida, sem paragens.

Não há tempo a perder, já que serão 650 blocos de meia hora emitidos ao longo do 3º período que, já se sabe, no caso do ensino básico será todos feito à distância. Por computador e por televisão.

AUDIÊNCIAS RECORDE

As emissões da telescola acabaram por levar a RTP Memória a atingir níveis de audiência recorde: foi o 4º canal mais visto da televisão portuguesa (só atrás da SIC, TVI e RTP 1) e terminou o dia com 4,5% de share, o que equivale a uma média de 125.200 telespetadores. A média habitual é de 1,1%, com menos de 30 mil telespetadores.

Os dados de audiência também mostram que a subida ocorreu principalmente no período da manhã (08h00 e 14h00), quando o canal atingiu 11,7% de share (mais 10,4 pontos percentuais que a média habitual). Entre as 9h00 e as 11h00 chegou ao recorde de mais de 20%.

Por idades, foi entre os mais novos (4 e os 14 anos) que a telescola conquistou mais telespetadores, mas a subida fez-se mesmo sentir em todos os grupos.

Fonte: Expresso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.