Início Educação Sucesso educativo…e a culpa é da formação dos professores!

Sucesso educativo…e a culpa é da formação dos professores!

118
0

Pois é, a conclusão para muitos é simples, a culpa do sucesso ou insucesso educativo deve-se à falta de formação dos professores! Maravilhosa conclusão!

“O Ministério da Educação (ME) analisou as fragilidades dos alunos que realizaram as últimas provas de aferição, no anterior ano letivo, e decidiu apostar na formação dirigida aos professores, que terá um formato de oficinas com uma grande componente prática. E não só. A tutela quer também perceber o impacto de determinados projetos, acompanhar as escolas com piores desempenhos, criar equipas que acompanhem currículos, atualizar e reeditar materiais de apoio.” in Educare.pt

Com um abrir e fechar de olhos se resolve todo o insucesso escolar, basta que para isso se encaminhe os professores para formações. Acham mesmo? Eu não, como é possível atribuir a responsabilização a um, dos muios, agentes educativos? Será que não se percebe que o que falta é responsabilização social para com a escola? Pais agridem professores…alunos agridem professores…professores de baixa psiquiátrica devido a burn out…quantos títulos de jornais e casos destes ouvimos diariamente nos media? Mas não, a culpa é mesmo dos professores!

““Ninguém pode ficar tranquilo quando tem um conjunto alargado de alunos que não aprende com qualidade”, referiu o secretário de Estado da Educação, João Costa, em declarações aos jornalistas.”in educare.pt

Ninguém fica tranquilo, e acredite que os professores muito menos, mas repare que as turmas aumentam de ano para ano, o trabalho burocrático idem, a indisciplina não tem fim à vista, os professores são verdadeiros saltimbancos…os alunos consideram a escola o prolongamento das suas casas/ruas/bairros onde as regras e a disciplina não entram, mas sim, tem razão a culpa é da formação dos professores! 
“O ME não quer esperar muito tempo para agir e, nesse sentido, vai elaborar um estudo sobre o impacto dos projetos dirigidos ao desenvolvimento da leitura e da escrita no 2.º e 8.º anos, alargar a formação de professores do 1.º Ciclo, atualizar e reeditar materiais produzidos pelo Programa Nacional do Ensino do Português.” in educare.pt
Estudos e mais estudos e a conclusão é sempre a mesma…culpa dos professores!
Enquanto não se olhar para a escola com uma visão holística, despreconceituosa relativamente aos professores,  e se quiser verdadeiramente “tratar-lhe da saúde” não vale a pena fazer estudos atrás de estudos analisando individualmente cada um dos seus constituintes…não nos leva a lado nenhum.
Mais acrescento que, enquanto o ME não considerar os professores como seus aliados em vez de inimigos a abater, nada disto terá volta a dar!
Para que a escola volte a funcionar temos de a priorizar socialmente, sem isto bem que podem fazer estudos…nada mudará!
Leia o artigo completo aqui.

SUTEB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.