Início Importados - Educação Seria prudente recomendar que as crianças não frequentem a creche? – Eduardo...

Seria prudente recomendar que as crianças não frequentem a creche? – Eduardo Sá

82523
0

As crianças até aos 3 vão poder regressar às creches, a partir do dia 18. Devem descalçar-se à entrada. Manter uma distância de 2m entre cada criança.

E estão “impedidas” de interagir entre si. Estão, também, proibidas de levar brinquedos de casa.

E é-lhes recomendado que não partilhem os da creche. Todo o material em que tocam deve ser “unipessoal e intransmissível”.

As educadoras e auxiliares de educação estão obrigadas a usar máscara. As janelas e portas devem estar sempre abertas. As mesas da sala não podem estar em U. E as crianças devem estar de costas umas para as outras.

Por outras palavras, considerando estas crianças que frequentam as creches, a DGS, “recomenda” que, para sua segurança, elas não sejam crianças. E que os seus amigos, de todos os dias, com quem brincavam e interagiam, passem a ser equiparáveis à condição de estranhos. E que as suas educadoras passem, sobretudo, a ser “entidades reguladoras” da assepsia de uma sala.

E, sempre que as sentem desconsoladas e a chorar, as sosseguem a 2m de distância. E, tomando os pais em consideração, que a saúde mental dos seus filhos não se transforme num bem de 1ª necessidade.

É verdade que agradecemos recomendações que, considerando os perigos em que vivemos, nos protejam. Mas como se pode, de forma sensata e esclarecedora, recomendar que estas crianças evitem tocar em si e em superfícies e na sua educadora|auxiliar? Ou como se pode entender que interajam de costas e que brinquem sozinhas? E que sentido tem recomendar-se que todo o material em que tocam seja “unipessoal e intransmissível”, quando o que se espera de uma creche é que lá, alarguem o seu horizonte a + pessoas e que brinquem umas com as outras, dividindo aquilo com que brincam e descobrindo-se na forma como se repartem?

Aquilo que a DGS parece recomendar às crianças será: “Afasta-te!Não toques!Vira-te de costas!Não brinques!” Não seria, então, + prudente afirmar que, considerando a sua segurança, se recomenda que as crianças não frequentem a creche?

Fonte: Instagram Eduardo Sá